ATIVIDADE SIMULADO FOR ALL BIMESTRE __ LITERATURA 2021

Ola, amigos, foi elaborado um pequeno simulado de 10 questões relacionados com a disciplina de Literatura. Resolva-os para poder avaliar seu nível de conhecimento e onde estão suas dificuldades e assim ficar mais preparado para as provas do vestibular. Confira:

1.

E sobre mim, silenciosa e triste,

A Via-Láctea se desenrola

Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac)

Sobre o fragmento poético não é correto afirmar:

a) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.

b) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes”visa a presentificar o movimento dos astros.

c) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.

d) A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.

e) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.

2.

Sobre o primeiro momento do Modernismo no Brasil, é correto afirmar que:

a) O caráter regionalista dos romances deste período deve-se à reprodução fiel do linguajar típico de cada região.

b) As idéias da Semana de Arte Moderna foram assimiladas de imediato e receberam a adesão da população e da crítica.

c) Os assuntos relacionados à Europa foram o tema central deste período literário, demonstrando o repúdio ao nacionalismo pátrio.

d) A presença de Villa-Lobos numa apresentação da Semana de Arte Moderna demonstra a importância da cultura européia para os brasileiros da época.

e) A expressão das emoções, a realidade do país e os aspectos do dia-a-dia foram os temas preferenciais dos autores desse momento literário, bem como o rompimento com as fórmulas do Parnasianismo

3.

O uso de pseudônimos tornou-se necessário em função do envolvimento político dos autores na luta pela libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa. O bucolismo e o pastoralismo também foram características deste período. O texto acima refere-se ao:

a)Romantismo.

b) Barroco.

c) Modernismo.

d) Arcadismo.

e) Realismo.

4.

Não faças versos sobre acontecimentos.

Não há criação nem morte perante a poesia.

Diante dela, a vida é um sol estático,

não aquece nem ilumina.

Uma das constantes na obra poética de Carlos Drummond de Andrade, como se verifica nos versos transcritos, é:

a) Louvação do homem social.

b) O negativismo destrutivo.

c) A violação e desintegração da palavra.

d) O questionamento da própria poesia.

e) O pessimismo lírico.

5.

Sobre a personagem Iracema, protagonista do romance homônimo de José de Alencar, apenas é incorreto afirmar que:

a) Segue um modelo de comportamento típico das heroínas românticas.

b) Representa a contribuição indígena na formação da nacionalidade brasileira.

c) Simboliza a terra americana, vista como mãe fecunda, daí seu nome ser um anagrama de América.

d) Possui características físicas e morais genuinamente indígenas.

e) É retratada em íntima conexão com a natureza.

6.

“Também cantou. E cada verso que vinha de sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio. E o Firmo, bêbado de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano com línguas finíssimas de cobra.” O trecho acima é tipicamente naturalista porque:

a) A minúcia da descrição retrata a idealização a que estão submetidas as personagens.

b) Mostra a natureza como um espelho das personagens, revelando seus estados de alma, numa clara projeção de suas emoções.

c) O espírito avesso ao romântico se manifesta no descritivismo atento aos pormenores.

d) Retrata a vida campestre e seus costumes, numa tentativa de registrar o pitoresco do espírito autenticamente brasileiro.

e) Apresenta o homem reduzido ao nível animal, numa atitude caracteristicamente anti-romântica no tratamento da personagem

7.

Costuma-se reconhecer que tanto “O Primo Basílio” quanto as “Memórias Póstumas de Brás Cubas” possuem notável conteúdo de crítica social. Apesar das muitas diferenças que separam os dois romances, em ambos essa crítica:

a) Fundamenta-se em minuciosa análise das relações sociais e tem como finalidade propor soluções construtivas para os problemas detectados.

b) Dá a ver um conjunto de personagens que, com raras exceções, têm como traços mais marcantes a inconsistência, a pretensão, a veleidade e outras características semelhantes, figurando assim uma sociedade globalmente medíocre.

c) Assume a forma do romance de tese, próprio da estética realista, no qual se procura validar um conjunto de hipóteses científicas, verificando-se sua pertinência na vida social das personagens.

d) Visa a demonstrar o prejuízo que o excesso de leituras romanescas pode trazer à formação moral dos indivíduos, em particular quando interfere na educação das mulheres, matrizes da família.

e) Incide principalmente sobre as mazelas sociais derivadas da persistência da escravidão em um contexto já moderno, no qual ela não mais se justifica.

8.

O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui.” É o que diz o narrador no segundo capítulo do romance “Dom Casmurro”. Afinal, por que não teria ele alcançado o seu intento?

a) Pelas dificuldades inerentes à escritura do romance, na recuperação de outros tempos.

b) Pelo receio de confessar suas fraquezas e a traição sofrida.

c) Porque era impossível recuperar o sentido daquele período, pois ele já não era a mesma pessoa.

d) Pela falta de bom senso e de clareza na apreensão das lembranças.

e) Porque o tempo, impiedoso, apaga todos os acontecimentos e transforma as pessoas.

9.

Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?

a) Arcadismo/Iluminismo.

b) Arcadismo/Racionalismo.

c) Arcadismo/Anti-Classicismo.

d) Barroco/Contra-Reforma.

e) Romantismo/Revolução Industrial.

10.

Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.

b) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.

c) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.

d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.

e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas

Saulo Palemor
Enviado por Saulo Palemor em 03/10/2020
Reeditado em 09/02/2021
Código do texto: T7079006
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.