O Poder do Silêncio

Quero convidá-lo para uma experiência bastante rápida, mas que espero ser gratificante a você como é para mim. Pare um pouco os seus pensamentos. Isso mesmo. Preste atenção apenas nessas palavras que estão perante os seus olhos e deixe os seus problemas e preocupações de lado. Eu quero que você faça silêncio. Ouça a sua respiração. Tente ouvir as batidas de seu coração. Está ouvindo o barulho lá fora? Talvez as gotas da chuva, o agitar dos carros, a energia das crianças, a animação de adolescentes em grupos, o ventilador ligado, ouça o ambiente ao seu redor. Mas esteja em silêncio para isso. Sua preocupação nesse momento é ouvir o ambiente e o seu corpo. Respire fundo se quiser. Feche os olhos por um pouco de tempo. Não pense em nada. Ouça o seu próprio silêncio. Agora não é hora para ansiedades ou afobações, eu quero que você relaxe por alguns instantes. Não estou tentando hipnotizá-lo, quero apenas que se permita a um pouco de paz.

Agora vamos além. Sabe tudo o que lhe disseram para fazer, mas que você não tem vontade? Sabe as certezas que lhe impuseram, mas nas quais você não acredita completamente? Sabe as opiniões das pessoas a seu respeito, mas que você nunca pediu e ainda se sente mal por elas? Ignore tudo isso. Cale tudo isso. Faça todas essas coisas ficarem em silêncio. Ouça o ambiente a sua volta. Enquanto escrevo esse texto está chovendo, posso ouvir a chuva tocar o telhado, posso ouvir as gotas pingando sobre as poças no chão, posso ouvir meus dedos pressionando as teclas, consigo perceber a minha respiração tranquila e meu coração sereno. Consegue ouvir o seu próprio ambiente?

Agora que você silenciou tudo aquilo que não pertence a você, tudo aquilo que as pessoas forçaram em seu ser, quero que dê voz aos seus intentos. Quais são os seus sonhos? Pense neles nesse momento. Feche os olhos um pouco e visualize cada um dos seus sonhos. Quais são aqueles dos quais você desistiu por causa dos outros? Quais são aqueles que caíram em descrédito pela opinião alheia? Ressuscite-os. Quem você seria se eles se tornassem realidade? Onde você teria chegado se não tivesse desistido do seu próprio caminho? Deixe os seus sonhos falarem com você. Eles são seus. Fazem parte de quem você é. Abrace-os nesse instante de silêncio, a opinião de ninguém importa, excluímos nesse momento de paz, você está sozinho com os seus sonhos.

Mantenha todos em silêncio. Não é para os outros responderem. Não quero que vozes estranhas falem na sua boca, nem que pensamentos intrusos subam à sua mente. Seja honesto e sincero. Silencie tudo e dê liberdade apenas para você nesse momento. Quem é você? Não. Não quem os outros acham ou querem que você seja. Quem é você realmente? Quem é a pessoa que só você sabe que é? Quem é esse ser humano incrível que o mundo está perdendo a chance de conhecer? Você é especial. Espero que nesse momento de silêncio, quando as opiniões deixaram de existir e as crenças ficaram mudas, você tenha percebido a pessoa maravilhosa que está presa aí dentro, a história surpreendente que precisa ser escrita, vivida e compartilhada. Quero muito que esse silêncio tenha falado alto ao seu coração que não vale a pena se deixar levar pela gritaria dos outros, pelo barulho insano de um mundo egoísta no qual as pessoas parecem almejar encontrarem a si mesmas nos outros. Além de ter se ouvido, quero que tenha sido convencido por você mesmo a assumir a sua identidade, o seu potencial, a sua responsabilidade na construção de uma vida feliz.

Antes de voltar ao barulho, antes de encerrar essa experiência de desconexão com tudo aquilo que nos paralisa e desestimula, quero que saiba que quando ficamos em silêncio somos capazes, até mesmo, de ouvir nossos próprios pensamentos. Pela gritaria desse mundo, pelo muito falar daqueles que nos cercam, chegamos ao ponto de sermos privados de conseguir ouvir nossos próprios pensamentos, nossos próprios desejos, nossas próprias vontades. Ouvimos apenas o alheio e esquecemos que o importante realmente é prestar atenção naquela voz que sussurra dentro de nós tentando nos guiar para a nossa felicidade!

(Texto de @Amilton.Jnior)