ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FAMÍLIA (2)

# No seio de uma família unida, qualquer pessoa, por mais fraca que seja, sente-se forte e protegida.

# Na verdade, no meio de uma família unida, até a mais fraca das formigas atreve-se a enfrentar o mais brabo dos leões. Por outro lado, o leão mais selvagem chega a enfraquecer diante da mais fraca formiga de uma família forte e unida.

# A família é a primeira escola que frequentamos. É nela, então, que aprendemos as primeiras lições para a formação de nosso caráter: aprendamos, portanto, com a nossa família, enxergando os seus erros e acertos, as bondades e as maldades para construirmos a nossa formação moral.

# As brigas em família são ruins e acoimam, em demasia, os envolvidos, pois, quando existe o amor, um pequeno arranhão torna-se, muitas vezes, numa monstruosa ferida. Mas, elas são importantes para que todos se valorizem, mutuamente, sentindo, com o litígio, o amargor da ausência de quem ama e a doçura extrema, com a possibilidade do retorno, após a reconciliação, dos amados.

# Um homem sem família é uma pessoa, cuja vida não tem sentido algum: igualar-se-á, portanto, a uma casa sem telhado, um pássaro sem asas, uma árvore sem folhas e frutos ou qualquer outra coisa sem conteúdo algum.

# Na lápide de meu sepulcro quero que seja escrito: “Saudades eternas de sua família: Esposa, filhos, netos, genros e nora”. Mas, que isto, para ter real sentido, esteja incrustado, também, no coração deles.

# Só a minha família tem o poder de orientar e mudar o meu comportamento: junto dela sou um verdadeiro coelhinho, mas para defendê-la sou, talvez, mais feroz do que qualquer uma das feras mais selvagens possíveis.

# A família destrói o sujeito, que destrói a sociedade, que destrói outros sujeitos, que, inicialmente, não foram destruídos pela família: eis o círculo do vírus social maléfico da vida gregária.

# Por conta do amor, os membros de nossas famílias são os melhores e mais fiéis amigos, quando as famílias encontram-se em paz, ao passo que serão piores que qualquer inimigo cruel, no caso de falta de paz nas mesmas.

# Como toda perfeição, aqui na Terra, ainda, é utópica, na família, também, o é.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 19/07/2020
Código do texto: T7010673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.