ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA (2)

# Os princípios da ética buscam tornar a vida em sociedade de forma justa, moralizada e humanizada.

# A evolução da ciência deve andar de mãos dadas com os princípios éticos e de humanidade, senão poder-se-á chegar a uma situação em que a existência da humanidade será ameaçada pelas próprias invenções do homem.

# A ética no exercício da profissão é um verdadeiro passaporte para o sucesso profissional.

# Numa sociedade em que a ética prevalece, a vida é melhor protegida, os princípios de coletividade e de justiça são, constantemente, preservados.

# Qualquer situação em que haja a ausência de liberdade, é uma violação tremenda aos princípios da ética.

# Ser ético e honesto em um governo onde prevalece a falta de ética e a desonestidade, é ser um ser considerado revolucionário.

# Nas sociedades modernas, as decisões políticas são adotadas com maior frequência em detrimento das decisões técnicas: eis uma das grandes causas da deterioração da ética.

# Quem se diz ser ético, tem que ser sobre todos os aspectos e em todos os momentos: a personalidade ética é indivisível.

# O antiético, além de viver transgredindo às regras éticas, não reconhece que tem de mudar de postura e, passa, então, a lutar para que a sua transgressão ética passe a ser uma regra geral.

# A justiça só é justa e ética se pautar as suas decisões desprezando as proteções e os interesses particulares e verificando, tão somente, a verdade dos fatos.

# Muitos, que se dizem éticos, não raras vezes, fecham os olhos a certas inverdades, tendo, portanto, uma postura vindo a colidir com os princípios éticos, porque lhes são convenientes.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 15/07/2020
Código do texto: T7006992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.