ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A CIDADANIA (1)

# Nenhum país poderá ser bem sucedido e feliz sem que os seus membros possam usufruir do pleno exercício da cidadania.

# Não podemos confundir o direito de voto com a cidadania. O voto é, apenas, uma das práticas de exercício da cidadania e da democracia, ao passo que cidadania é uma coisa mais ampla no âmbito de uma sociedade, pois indica a real situação política de um cidadão, bem como os seus direitos prescritos ou válidos na sociedade.

# No mundo moderno, onde os processos tecnológicos são, em sua maioria, autoexplicativos, resta para os professores a nobre e salutar tarefa da educação, mas sem nenhum manto construído com convicções políticas e religiosas, para a formação ética e conhecimento dos princípios de cidadania.

# A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar, ativamente, da vida do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está, então, marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.

# Nas questões de cidadania, sempre é tempestivo deixar claro que esta existe num bojo de normas, condutas, regras e leis que dão ao cidadão as possibilidades deste exercer o direito que lhe pertence, mas que é preciso que este direito, na maioria das vezes, seja reivindicado por ele.

# O homem sem conseguir a sua sobrevivência, não tem cidadania; para que esta exista, plenamente, em um país, é preciso que todos tenham acesso a um trabalho digno, capaz de mantê-lo, com dignidade, e que não seja jamais iludido com a concessão de esmolas, sob o pretexto de qualquer tipo de bolsa.

# A cidadania tem a função precípua de envolver o cidadão na solução de seus próprios problemas na sociedade.

# O primeiro degrau para se alcançar um país desenvolvido e justo com a sua população é o começo da prática da cidadania.

# No Evangelho de JESUS, está bem claro que todos devem amar-se, uns aos outros, independentemente, de cor, raça, sexo, instrução, profissão, condição social, enfim dentre todos os aspectos inerentes à vida gregária: esta é a forma de cidadania celestial, que deverá, então, ser aplicada à cidadania social para que todos sejam felizes.

# Para que a cidadania venha existir, é necessário que o cidadão busque o exercício de seus direitos e quem seja responsável por atendê-los seja, suficientemente, digno em fazê-lo.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 14/07/2020
Reeditado em 14/07/2020
Código do texto: T7006009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.