UM PERIGO SORRATEIRO

O maior perigo para a humanidade é a dependência extrema desse aparato virtual oferecido pelas redes sociais, aparato esse integrante desse universo tecnológico que, devido ao fascínio e a sedução que exerce de forma sorrateira nas massas, passa a adquirir cada vez mais liberdade do que em relação até mesmo ao seu próprio inventor, ou seja, tal universo infelizmente acaba se tornando superior em relação a autonomia humana no mundo, de tal modo que a independência de pensamento e a capacidade de senso crítico de cada pessoa são progressivamente prejudicadas e ameaçadas pelo poder embrutecedor da dinâmica tecnocrática. Podemos ver isso acontecendo muito bem nos dias de hoje de uma maneira avassaladora, deixando inúmeras vidas a mercê de forças que fogem do seu controle. Os seres humanos não tomam mais decisões por si mesmos e cada vez menos se realizam nas suas ações e atividades, pois eles preferem se basear no poder das inteligencias artificiais como forma de guiar os seus destinos, em vez de terem o trabalho na realização de investigações cuidadosas acerca de conteúdos que não requerem apenas uma resposta pronta. Ao invés de ser uma criação que auxilia os homens no seu processo criativo e intelectual, o avanço evidente dos aparatos tecnológicos têm servido para promover um profundo condicionamento social, gerando manipulações da opinião pública e um aumento acelerado da infantilização de milhares de vidas que já não conseguem viver desconectadas da realidade artificial da vida virtual.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 11/07/2020
Reeditado em 11/07/2020
Código do texto: T7002805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.