"A vida só se dá pra quem se deu"

“Quem já passou por essa vida e não viveu

Pode ser mais, mas sabe menos do que eu” *

Muitos de nós, na ânsia costumeira da vida que implica falar sobre a correria pelo amanhã, esquece-se de viver realmente, de aproveitar a vida desfrutando do presente, respirando o ar do agora e apenas sobrevivem, passam seus dias em uma rotina eterna apenas para deitarem a cabeça no travesseiro e terem a sensação de que cumpriram com mais um dia. A vida se transformou em uma obrigação, perdeu seu senso de dádiva, seu sentido de privilégio e, para muitos, nada mais é do que obra do acaso.

O que tais pessoas conseguiriam aprender nessa passagem? Em quê evoluiriam? Como alcançariam o melhor de suas versões? Melhor do que deitar e se conformar com mais um dia finalizado é deitar e sorrir pelas experiências incríveis que foram degustadas, saboreadas, naquele único e inigualável dia, porque o sol sempre ressurge, mas cada amanhecer é singular. Não faça da sua vida um relatório com objetivo pré-determinado, com materiais e metodologias definidos e procedimentos irrevogavelmente estruturados para que resultados esperados sejam obtidos e a conclusão a ninguém surpreenda. A vida é muito maior do que regras e determinações.

“Porque a vida só se dá pra quem se deu

Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu” *

E nessa de, ao invés de viver, sobreviver, muitos se lançam em um mar pacato de desânimo e desmotivação. Nada tem sabor, nada tem sentido, tudo é sempre mais do mesmo, isso porque a rotina ficou automática, não há nenhuma surpresa, nenhuma novidade, nada de diferente que provoque sensações desconhecidas. E, então, a culpa é da vida. Sim, culpamos essa “desgraça” de vida, na qual parece que estamos pagando por todos os nossos pecados, inclusive os de nossos antepassados. Mas não, não é sobre pecado, é sobre o preço que pagamos por nos enraizamos em nossa frustrante zona de conforto.

Como já falei certa vez, não é sobre o que a vida tem para nos dar, ou, parafraseando Viktor Frankl, não é sobre o que temos de esperar da vida, mas sim o que temos para dar a ela, o que ela espera de nós. E se a vida só se dá pra quem se deu, a culpa é completamente nossa se dela nada levarmos.

(*) Composição de Toquinho e Vinicius de Moraes.

< Texto de @Amilton.Jnior >