TRÊS ATITUDES DE CRISTO DIANTE MINHAS INCAPACIDADES

TRÊS ATITUDES DE CRISTO DIANTE MINHAS INCAPACIDADES

Marcos 1.29-31

O Evangelho de Marcos, segundo alguns teólogos, é o texto fundamental para a espiritualidade cristã. E nos faz uma declaração maravilhosa no primeiro versículo, do primeiro capitulo ao dizer: “Principio do Evangelho de JESUS CRISTO, FILHO de DEUS”. (Marcos 1.1).

E entre as diversas histórias acerca do Messias encontra-se a que relata a cura da sogra de Pedro. É uma breve, mas apaixonante história de uma mulher (sogra de Pedro) que nem ao menos clamou, pois, quem clama ao Deus que Cura é os apóstolos, mas não importa quem clama, quando nos tornamos alvo da misericórdia de Jesus Cristo.

A sogra de Pedro estava limitada devido à enfermidade física que estava em seu corpo. Talvez, ela quisesse ao saber que CRISTO se direcionava à sua casa servi-Lo com algum prato apetitoso. Talvez desejasse agir da mesma forma que fez Marta, agitada e inquieta, ocupada pelo muito serviço. Ou agir como fez Maria, simplesmente sentar aos pés de JESUS para escutar Suas Palavras (Lucas 10.38-42). Mas, a enfermidade a impedia. A doença que estava no corpo a incapacitava a servir, quer seja CRISTO quer seja o próximo.

Sei que muitos aqui não estão doentes fisicamente como a sogra de Pedro, mas existem enfermidades piores que a enfermidade física, que são as enfermidades da alma.

Diante dessas enfermidades o Senhor Jesus não fica indiferente, pois tem poder para nos salvar e curar as doenças da nossa alma. Este texto de Marcos nos mostra três atitudes que Cristo teve demonstrando Seu amor e graça diante a sogra de Pedro.

1° ATITUDE: CRISTO SE APROXIMOU (v.31a).

O nome Jesus significa “Javé é o Salvador”, entendo que o significado do nome de Cristo é importante e significativo neste texto das Escrituras. Jesus não é um Salvador distante e indiferente, pelo contrário este Deus Salvador está pronto para se aproximar dos que clamam por Seu Poderoso Nome.

Voltando para o texto bíblico, imagino que a sogra de Pedro ao perceber que Jesus estava se aproximando dela, o coração deve ter disparado em emoção, afinal o Criador da Vida se aproximava dela.

O ato de Jesus se aproximar de alguém é extremamente gracioso, não podemos forçá-Lo a se aproximar de alguém ou de nós mesmos. Jesus se aproxima de alguém movido por Seu imenso amor, Ele não é constrangido a fazer, não é obrigado a fazer, não é coagido a agir. Seus atos são movidos por Sua imensurável misericórdia.

Enquanto cristão, posso orar e crer no mover de Deus. E pela fé sinto a Sua Presença. Mas, a exemplo do texto das núpcias de Caná (João 2.3-5), em que Maria mãe de Jesus tenta forçar um ato milagroso, ouviremos por parte de Cristo: “Que há entre mim e ti? Minha hora ainda não chegou”. Esta sentença demonstra uma intervenção inoportuna por parte de Maria. E nos ensina não podemos manipular a Deus. Ele age na hora que Ele quer, e o faz se assim Ele desejar. A minha parte é orar e crer que Ele se moverá em meu favor.

Mas, muitos têm impedido o mover de Deus, tem impedido a aproximação de Cristo. Pois, estão envoltos em uma perfeição religiosa que impede a aproximação de Jesus, e por isso continuam doentes na alma.

Portanto, cada vez mais, devemos reconhecer nossas enfermidades na alma que nos incapacita, para que sejamos curados, para que sejamos alvos da misericórdia divina, e assim possamos servir a Deus e ao próximo.

2° ATITUDE: CRISTO A TOMOU PELA MÃO (v.31b).

O ato de Cristo de tomar a sogra de Pedro pela mão é extremamente importante, e há uma profundidade espiritual nessa experiência. É conhecido que para Jesus agir basta apenas uma ordem, uma palavra (Mt. 8.8). Mas, Ele não quer apenas nos curar, e ter um relacionamento frio e profissional conosco. Ele deseja nos tocar, nos tomar pela mão, e através do toque de Sua Mão proferir, silenciosamente, tudo o que precisamos ouvir. Pois, Seu toque demonstra o sincero amor que Ele tem por cada um de nós. O Seu toque cumpre a promessa de Mateus 28.20 que diz que Ele estará conosco todos os dias, em todos os momentos.

Ao se aproximar dos que sofrem, Cristo não fica indiferente em relação ao sofrimento. Ele não se aproxima despropositadamente, Cristo se aproxima com o intuito de restaurar as nossas vidas, de restaurar as nossas almas. Ele não somente nos conhece, nos sonda, mas tem o desejo de mudar a nossa história. Ele não somente tem o poder de curar, Ele coloca esse poder em prática nas nossas vidas, conforme o Seu bem querer.

Quando o nosso corpo, a nossa alma é tocada pelo Altíssimo a nossa estrutura humana é impactada. O nosso ser é curado, a nossa alma recebe o refrigério necessário. As nossas forças são restauradas, o nosso animo revigorado, nos tornamos ousados e somos abençoados.

Portanto, nós que almejamos o toque de Cristo em nossas vidas, precisamos nos fortalecer em Lucas 8.46 diz que ao Seu toque somos restaurados. E baseados neste texto crer que o sobrenatural acontece quando somos tocados por Ele. E o poder que há em Cristo Jesus, nos cura por completo. Tudo o que precisamos é do suave toque das Mãos de Jesus Cristo!

3° ATITUDE: CRISTO A FEZ LEVANTAR (v. 31c).

Jesus Cristo é extremamente gentil, delicado e amoroso. Diz o texto que após se aproximar e tocar com as mãos na sogra de Pedro, Cristo a ajuda levantar.

O gesto de ajudar a levantar é um ato que envolve o ser humano no milagre divino. É o homem mortal sendo convidado pelo Deus Imortal a participar do sobrenatural. É uma atitude de fé, em que expresso em atitudes até onde confio em Cristo.

Levantar com a ajuda de Cristo é crer que o toque das Mãos Dele na minha vida operou a cura que tanto necessito. Levantar com a ajuda de Cristo é crer que as enfermidades da alma, como:

1. DEPRESSÃO (Desesperança, Desistência da Vida),

2. SOLIDÃO (Abandono, rejeição),

3. INCREDULIDADE (Fracassos da fé),

4. DESÂNIMO (Abatimento, tristeza, cansado no espírito),

5. MAGOAS (decepcionado, ódio, medo de amar novamente),

6. CULPA (erro indesculpável);

Não farão mais parte da minha vida, não serão mais companheiras de jornada da minha alma, não farão mais parte da minha existência. Pois, o Deus da Vida, Jesus Cristo, a tocou e curou.

Portanto, Jesus ao tomar pelas mãos a sogra de Pedro nos ensina que Ele não somente estará conosco, mas nos ajudará a nos levantarmos de nossos dilemas e enfermidades. Ensina-nos que preciso confiar Nele, e crer que Ele já operou o milagre em mim, mesmo que eu não tenha visto, percebido ou sentido qualquer ação sobrenatural. Pois, enquanto Ele me toca com Suas Delicadas Mãos sou curado e nem percebo.

Conclusão:

Jesus participa de todo o processo de cura que tanto necessito, e quando sou curado por Ele, eu já posso seguir os Seus Passos (1° Jo. 2.6). Os passos de servir o meu Deus e o meu próximo (Mc. 10.45).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 08/06/2020
Código do texto: T6971637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.