A Minha Fé tem Razão

A MINHA FÉ TEM RAZÃO

A frase parece não combinar. O autor da frase, certamente estava justificando ter alcançado sustentação para a sua crença, onde aplica sua razão de assim estar seguro na sua decisão. Parece lógico para quem vive a sua fé. Pode até ser, pois que acomoda seus questionamentos, ou porque se satisfaz com o que pode alcançar. Todavia, qualquer embasamento religioso aponta para uma razão de ser ou não ser. A lógica sozinha não resolve as questões, ela apenas conduz para uma decisão que pode ser certa ou errada. “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hb11.1). Assim, o autor do livro aos Hebreus define o que é a fé. Logo, se estou esperando, é lógico que já tenho uma decisão – a de esperar. Quem espera, espera alguma coisa. Nesse caso, ainda não foi reconhecida em que consiste a minha espera – eu afirmo que estou esperando. Qualquer um pode considerar que a minha espera é em vão. É lógico, o problema não é dele, se ele tem fé ou não, não pertence a mim. Porém, fui eu quem afirmou que: “A minha fé tem razão”. Onde está a minha razão, ou a minha prova?

“Deus prova o seu amor para conosco nos dando seu filho em nosso resgate.” Palavras do apóstolo Paulo – um perseguidor ferrenho dos cristãos, conhecedor do direito romano, religioso fanático. Deus fez de Paulo o segundo homem na hierarquia da mensagem de Deus para o homem perdido. Ele conhecia os livros da Lei de Moisés, e sua obediência às leis, até então, fazia dele um homem confiante de que estava no caminho certo para Deus. Esta é a lógica: Quem cumpre a lei está salvo. Paulo cumpria a lei. Logo, Paulo está salvo. Certo? Paulo era um homem mau, porém correto com a sua fé. A partir do momento que encontrou “razão” de que a verdade estava em Jesus, deixou tudo o que havia conquistado. De perseguidor a perseguido, fundador de muitas igrejas, um missionário. Por isso Paulo afirmou: “Deus prova o seu amor para conosco nos dando seu Filho em nosso resgate”.

A lógica pode conduzir para uma decisão, no entanto, é preciso ser sábio para encontrar razão para a decisão a ser tomada. Não é nada fácil, aliás, porque não dizer que é muito difícil. Porém, o homem sábio não permanece em cima do muro (como se dizem). Vou dar um exemplo de um caso em que temos que tomar uma decisão: Suponhamos que você é um médico. Você tem dois pacientes a beira da morte, e você só tem condições de salvar um deles. Um velho e uma criança - morre o idoso e salva a criança. Razão “lógica” para essa decisão: o velho já viveu o bastante, a criança tem muita vida pela frente. Muito bem, você salvou a criança. Suponhamos que o velho seja nada menos do que Albert Einstein. Permaneceria na mesma decisão? É uma tarefa nada fácil! Qual foi o critério? À luz de que?

Uma decisão era necessária. Assim, a decisão que você tomou foi a melhor à luz da razão encontrada para sua escolha. Embora tenha ficado a dúvida, talvez aquela criança, fosse nada mais e nada menos que Beethovem. Como saber? No entanto, quando tenho que decidir a minha vida, não posso errar. Errar na decisão que tem peso de eternidade. Será uma eternidade no sofrimento por uma decisão errada. Qual seria a minha decisão em razão da minha existência com Deus? Em nenhuma literatura se encontra alguma explicação para a fé de que Deus é Senhor de todas as coisas – somente a BÍBLIA. A Bíblia é revelação de Deus ao homem, tudo o que nela está escrito é a única verdade. Mas, você pode me fazer a pergunta que Pilatos fez a Jesus: “O que é a verdade?”. Jesus não deu a resposta para Pilatos. Mas está dando a resposta para cada um de nós no Evangelho de João 1.1 “No princípio era o verbo, o verbo estava com Deus, o verbo era Deus”.

Pilatos lavou as mãos, ele não podia perder o prestígio político. Pilatos bem sabia dos feitos milagrosos que se fizeram conhecidos de todos, ele tinha todos os relatórios em suas mãos. Era um risco ele perder o trono. Ele fez a escolha errada, muito embora houvesse uma razão por fazê-la.

A Minha fé tem razão. “Eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo de que é poderoso”. Todo ser humano é dotado de fé, se a salvação dependesse da razão pura e simples, não precisaria existir a fé. Teríamos tudo em nossas, pelo sim e pelo não. A lógica pode te conduzir a uma decisão errada, mesmo que para tanto haja uma razão. Se você me diz que Deus é amor, eu vou concordar que Deus é amor. Logo, Deus não vai condenar ninguém, porque Ele e amor. Esta é a lógica. Só que a decisão pela salvação é sua – é nossa. A salvação está pronta. A salvação é exclusiva, só Jesus pode salvar. Sua fé tem razão? Ou está perdido na lógica que não pode te ajudar.