O inimigo do meu inimigo nem sempre é meu amigo

Há um ditado popular que diz: "O inimigo do meu inimigo é meu amigo". Será que isso é verdade? Nem sempre.

A grande maioria das pessoas tendem a acreditar nesta afirmativa devido ao fato delas mesmas, em algum momento da vida, terem experienciado isso na prática e assim ter feito uma "amizade" que tinha um inimigo em comum consigo. Mas então, o que é que tem de errado com o dito? A questão é que muitas vezes elas podem ter sido enganadas e até mesmo após perceberem o próprio engano, rapidamente se esquecem disso. Como assim?

É natural do ser humano em momentos de desespero ou de ódio não conseguir raciocinar corretamente, buscando soluções imediatas e de fácil alcance para se defender ou atacar algo ou alguém que lhe prejudique. E uma das mais fáceis e melhores soluções é a busca por aliados para não enfrentar o oponente sozinho, afinal, um aliado, além de somar forças com você, vai também proporcionar mais armas, as quais podem ser até melhores que as suas. O problema é na escolha desse aliado, pois pode ser que este venha a se tornar um problema ainda maior no futuro, algo como querer matar o carrapato que está parasitando a vaca matando a própria vaca.

Isso é comum em quase todas as esferas da vida, seja nas relações familiares, sociais, profissionais e políticas, nesta última principalmente! E vemos muito isso no Brasil, visto que temos uma república que desde o seu início sempre foi bastante conturbada, com um longo histórico de golpes atrás de golpes e escândalos de corrupção. Um exemplo bem didático que tenho para isso vi no longa-metragem 300 com o personagem Efialtes, um corcunda espartano que não é aceito no exército pelo rei Leônidas devido à sua condição física e depois se alia ao exército inimigo sendo aceito por Xerxes, interpretado pelo ator Rodrigo Santoro, devido às suas promessas as quais seu líder conterrâneo não lhe ofereceu e, naquele momento, por pior que Xerxes poderia ser, Efialtes com certeza iria servi-lo. O mesmo acontece muito hoje em dia com tantas pessoas, principalmente as mais jovens, ao abraçarem ideologias extremistas por enxergarem ali nelas sua única proteção e solução para seus problemas, o que é lamentável.

Logo, isso não significa que você não possa ter aliados e conquistar deles até sua amizade sincera para lutar contra um inimigo em comum. No entanto, não se desespere, respire fundo e analise bem antes de escolher algum aliado para saber se este está verdadeiramente alinhado com você e não virá a se tornar um novo inimigo no futuro, podendo ser ainda pior que o antigo, te causando novos problemas. E se já passou por algo semelhante, não se esqueça, agora tenha mais cautela ao escolher aliados para que tudo não se repita.