Nossa Dor

É lamentável, até mesmo incompreensível, mas existem pessoas que não possuem o menor senso de empatia, não conseguem ser nem um pouco humanamente compreensíveis e tratam a dor do outro, a angústia do outro, as lágrimas desesperadas do outro como simples e inúteis dramas. Tais pessoas reconhecem apenas o próprio sofrimento, legitimam somente o próprio incômodo e ignoram que o outro também é feito de carne e osso.

Precisamos nos despir desse egocentrismo mesquinho, pelo qual acreditamos que os olhos do mundo deveriam se voltar para nós. Precisamos nos desvencilhar desse egoísmo vaidoso, que nos faz almejar toda a glória para nós mesmos. Não estamos sozinhos no mundo, há outras pessoas com grandiosas histórias que também merecem o acolhimento e a honraria.

Bem como merecem alcançar alívio para seus ferimentos, conforto dos machucados que a guerra diária marcou em seus corpos. Dia após dia todas as pessoas, sem exceção, travam algum tipo de batalha, encontram-se no meio de alguma árdua luta e, portanto, sentem-se cansadas, exaustas, fadigadas, necessitadas de refrigério. Será que podemos ofertar refresco ao invés de novas pressões? Somos capazes de com braço forte tirar o nosso semelhante do abismo?

Quando finalmente compreendermos que a nossa dor também é a dor do outro, ou até mesmo que a dor do outro é maior do que a nossa, seremos mais gentis e cordiais porque teremos a noção do quanto é agonizante que espremam nossas feridas.

< Texto de @Amilton.Jnior >