Cure-se

“Antes de curar alguém, pergunte se ele está disposto a desistir das coisas que o deixam doente.”

Essa frase de Hipócrates, conhecido como o pai da Medicina, traz uma profunda e necessária reflexão: é impossível ajudar aquele que não tem o menor interesse em ser o seu próprio ajudador, aquele que se sabota de todas as maneiras, aquele que até tem anseio de alcançar a libertação, mas é incapaz de, por própria vontade, libertar-se das correntes que o aprisionam. É verdade, para algumas pessoas além de difícil é desafiante deixar as crenças limitantes que lhes foram expostas, mas é necessário que haja pelo menos a vontade de deixá-las para trás, a força virá com o tempo.

É como alguém que se encontra com problemas respiratórios, procura o médico, mas é irredutível quanto ao uso do cigarro. Que melhora essa pessoa terá? Quer mesmo se curar? Diferente de alguém que, mesmo achando impossível ou se considerando incapaz, dispõe-se a enfrentar o vício comprovando seu desejo pela libertação.

A cura não é meramente um agente externo, em muito ela depende de nossa intrínseca vontade de sermos curados. Ela é dolorosa, sair de nossa zona confortável nunca foi um processo tão tranquilo quanto permanecer no marasmo do conformismo, mas, quando alcançada, torna-se em algo gratificante, algo que nos transformou, que nos fez florescer, que nos fez alcançar nossa melhor versão. Não basta querer ser curado, aliás, não queira simplesmente ser curado, cure-se, conte com a ajuda dos outros, conte também com a sua própria ajuda.

< Texto de @Amilton.Jnior >