CORONA VÍRUS: O VÍRUS DA UNIÃO.

Esse texto está sendo escrito no auge do contágio do Novo Corona Vírus (covid-19), já sendo uma Pandemia, o vírus está presente em todos os continentes do mundo. Estão acontecendo coisas de forma muito rápida e estranha, existindo assim muitas críticas e hipóteses sobre tudo isso, mas não vou entrar no mérito de discurso político ou medico cientifico, quero apenas falar um outro ponto de vista que me fez refletir sobre tudo isso.

Eu sei que eu posso está sendo um inconsequente em falar que o Covid-19 é o vírus da união, mas digo isso como uma analogia pelo fato de que ele está sendo um exemplo claro de como nós humanos temos coisas em comum e estamos todos interligados, independente de nacionalidade, cultura, cor, religião, sexualidade, etc.

Eu sou psicólogo com um olhar baseado na Gestalt-Terapia, lhe digo isso pois isso explica a minha forma de ser e ver o mundo, acreditando que a pessoa é construída por meio de suas relações. Sua relação consigo mesmo, sua relação com o outro e sua relação com os outros (política, cultura, religião, etc). Dessa maneira a pessoa tanto afeta o meio em que está como é afetada por ele, buscando se ajustar da melhor maneira possível.

Com isso, fica claro de entender que o que te faz ser como você estar sendo hoje é uma mistura de várias coisas, suas experiências passadas, envolvendo como sua família, seus amigos, inimigos, escola, namoros, enfim tudo o que possa te afetar, como também tudo o que você possa ter percebido ter tido uma relação, em meio a isso estão suas expectativas de futuro, que são diretamente influenciadas pelas suas percepção e relações do agora, que como já dito, relações essas que não deixam de estarem contaminadas com o passado, ou seja, passado-presente-futuro é uma mistura só que experimentamos no agora. Resumidamente quero lhe fazer entender que você afeta o mundo e a todos, assim como é afetado por eles também.

Sempre faço uma analogia para ajudar as pessoas a entenderem os fenômenos psíquicos, pois sinto que as pessoas quando falam de seu interior, do psiquismo, associam isso a um mistério, magia ou algo do tipo, mas não é bem assim. Nossa “realidade psíquica” funciona parecido como o mundo real “concreto-observável”. Por ironia do destino, estamos vivendo uma pandemia que iniciou numa parte do mundo e rapidamente chegou até o outro lado dele, e que rapidamente está presente em todos os lugares, isso mostra o quanto estamos “conectados” e nos relacionando, não só na internet e aplicativos de redes sociais, mas também nas relações corporais, o vírus nos mostrou o quanto uma pessoa em um ponto do mundo está direta ou indiretamente ligada a outra, seja elas onde estiverem. Dessa maneira podemos “observar” esse fato, apesar de parecer besteira, como Fritz fala, muitas vezes negamos o óbvio, assim posso fazer a tal analogia da realidade psicológica, “não observável”, mas pelo fato de não conseguirmos toca-la, por não conseguirmos colocá-las em escalas métricas de medidas, não significa que ela não exista, por exemplo a dor, medo, desejo, amor, ou o vento, não conseguimos vê-los, mas conseguimos senti-los, e isso “é real”.

Se você conseguiu entender que todo o mundo e que cada pessoa tem responsabilidade individual e coletiva ao mesmo tempo, fazendo com que dessa forma seja capaz de evitar que o vírus se propague, dessa maneira se você consegue perceber que a doença pode ser proliferada, controlada ou extinta por conta de sua atitude individual que afeta o coletivo, e que se o só você tomar atitudes e o coletivo não, você irá ser afetada pelo comportamentos de todos, você acaba se tornando capaz de entender o quanto você afeta o mundo e o mundo lhe afeta, todo dia, o tempo todo, e que isso não se resume apenas em vírus, não se resume apenas em atitudes “observáveis”, nós afetamos os outros de forma “invisível”, pois como eu disse, a realidade psíquica reage muitas vezes na mesma lógica da realidade concreta”.

Acredito que é a partir dessa linha de pensamento em que algumas religiões ou frases populares começaram a dizer: Faça o bem sem ver a quem; Aqui se faz, aqui se paga; Tudo o que vai, um dia volta, etc. Vivemos em um mundo “capitalista-consumista”, não basta apenas comprar, não basta apenas suprir sua necessidade, não basta ter o suficiente, o que basta é nunca está satisfeito, é sempre comprar mais, melhor é quem juntar mais, mais forte é quem tem mais, mas não nos damos conta que para isso nossas ações e reservas são limitadas, se sobra em um lugar falta em outro, isso é mais uma coisa óbvia que negamos, só existe pessoas morrendo de fome, quando tem multi-bilionários comprando pedaço da lua, a matemática é exata, se dois mais dois são quatro, uma pessoa que tem três a outra sé tem um. Se existisse um mundo só de bilionários, quem deles iria lavar os pratos, quem deles iria limpar as fezes do cachorro pela casa, quem deles iria levantar uma casa no sol quente?

Com isso, quero lhe trazer a reflexão do quanto fomos levados a nos relacionar de forma mesquinha, somos induzidos viver uma experiência “individualista”, cada filho com seu celular e quarto, cada homem em seu carro com vidros fechados, cada classe social em seu bairro, cada um com seu sucesso, cada governo com sua economia e nisso vamos nos relacionando com pessoas cada vez mais contaminados pelo veneno do individualismo, sejam elas as relações profissionais, religiosas, amorosas, existenciais, etc. Dessa maneira podemos sim ver mais um fato obvio que negamos o tempo todo, vivemos em uma era de pessoas mimadas individualistas e anti-sociais, que se escondem em aplicativos eletrônicos em sua “pseudo REDE SOCIAL”, que não socializa ninguém, Bauman está ai para falar mais sobre isso.

Finalizando esse simples texto, que é um meio que encontro uma forma de me relacionar com você e com pessoas de diferentes partes do mundo, em diferentes épocas e momentos da vida, que consigo através dessas letras formando palavras cheias de significados, carregados de minha forma de ser hoje, lhe faça refletir sobre suas ações, que faça você entender o quanto você é responsável por você e pelo mundo, que realmente o fazer o bem sem ver a quem, não é só mais uma frase pronta, temos que observar “o quanto e o como os outros nos afetam” e como nós afetamos eles, “QUAL A QUALIDADE DESSES AFETOS?”.

Por isso chamei esse vírus de vírus da união, pois ele hoje me simboliza de forma clara o quanto “somos únicos em essência”, seja ela de forma física ou psíquica, espero que entenda que você não é “culpado por nada, mas pode ser responsável por tudo”, isso deixa de ser um fardo por deixar de ser uma culpa, e passa a ser uma filosofia de vida por ser uma responsabilidade, a forma como você trata as pessoas, a forma como você afeta elas, a forma como você emana sua energia para elas, através de seus crenças, pensamentos, sentimentos, irão afetar o mundo inteiro assim como um vírus contagioso, e mais cedo ou mais tarde esse vírus irá retornar para você, então você tem o mínimo de escolha de proliferar um vírus benéfico ou maléfico para humanidade, assim eu encerro minhas palavras dizendo uma simples frase que talvez você já leu ou ouviu, que talvez AGORA faça mais sentido: SE VOCÊ QUER MUDAR O MUNDO, COMECE POR VOCÊ MESMO!

GLEYDSON HENRIQUE PONTES DE OLIVEIRA.