SE NÃO FOSSE O SENHOR - Salmo 124

Salmo 124

Introdução:

Se não fosse o Senhor, onde você estaria agora? Este salmo faz parte da coleção de quinze salmos (120-134) cujo título em hebraico é cântico gradual ou das subidas. Esse título se deve ao fato de que esses salmos eram cantados pelos peregrinos que subiam a Jerusalém. Romagem, literalmente dos degraus os das subidas, deve-se ter em mente que Jerusalém está situada a mais de setecentos e cinquenta metros acima do nível do mar. Os peregrinos subiam como que por graus ou níveis. O termo romagem lembra que os peregrinos viajavam em grupos (Lc. 2.44).

Este salmo está repleto de figuras de linguagem: Águas violentas, Inimigos enfurecidos, Armadilhas, Presas, garras ferinas, e dentes que dilaceram. Somos como um inofensivo pássaro diante de um caçador cruel, que deseja nos atacar, nos engolir vivos, arrastar, afogar, dilacerar, etc. Mas, em todos os momentos o Senhor que fez os céus e a terra esteve ao nosso lado nos dando a vitória.

O tema de hoje é: SE NÃO FOSSE O SENHOR. E seremos desafiados a tomar três importantes decisões importantes, que nos habilitarão a viver o melhor de Deus para as nossas vidas, a saber:

1º EU DECIDI VIVER O SOBRENATURAL DE DEUS, E VOCÊ?

“A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz”. (Romanos 8.6).

• Eu decidi viver o sobrenatural, e você? Viver o sobrenatural significa viver pelo Espírito Santo (Gl 5.16). Para viver o sobrenatural precisamos tomar algumas decisões: 1º Não viver mais pela nossa capacidade (Sl. 124.1 e Pv. 3.5); 2º Crer que o Senhor está ao seu lado sempre (Sl. 124.1 e Sl. 139); 3º Ocupar a mente com novos pensamentos que vem de Deus (Rm. 8.6); 4º Crer que o Senhor age em seu favor (Sl. 124.8); Diante das tribulações que tem enfrentado, qual será a sua decisão? Viver baseado em sua própria capacidade? Ou viver o SOBRENATURAL de Deus?

2º EU DECIDI CONFIAR EM DEUS, E VOCÊ?

“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie NELE, e ELE agirá”. (Salmo 37.5).

• Eu decidi confiar e você? Mesmo crendo e confiando, estamos sujeitos a muitas aflições (Sl 124.2), entretanto, sem fé não temos vitória. Vivemos milagres quando CONFIAMOS em Deus: 1º Não somos engolidos pela fúria do inimigo (Sl. 124.3); 2º Não somos arrastados pelas águas da tribulação (Sl. 124.4 e Is. 43.2); 3º Nossa alma não é submergida (Sl. 124.4, Mt. 11.28-30); 4ª Deus nos faz andar sobre as águas profundas (Sl. 124.5 e Mt. 14.22-36); 5º Deus acalma as águas violentas (Sl. 124.5 e Mt. 8.23-27). 6º Não somos dilacerados pelas presas e garras ferinas do Inimigo (Sl. 124.6 e 1ºPe. 5.8). Portanto, a nossa posição de fé diante dos problemas é viver e declarar: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. (Rm. 8.31).

3º EU DECIDI CRESCER ESPIRITUALMENTE, E VOCÊ?

“Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão”. (Hebreus 12.5).

• Eu decidi crescer espiritualmente, e você? Somos chamados a viver um novo estilo de vida: Orar e Ler a Bíblia todos os dias, jejuar semanalmente, santidade e andar no Espírito. Este estilo de vida nos leva a CRESCER espiritualmente, mas as tribulações também são estratégias que o Senhor usa para nos fazer crescer. E nós como filhos de Deus devemos suportar as dificuldades, recebendo-as como disciplina (Hb. 12.7). Pois, o Senhor nos ama (Hb. 12.6), e esta usando essa tribulação para te levar a crescer na fé, e a amadurecer espiritualmente. Crescemos ao ponto de louvarmos ao Senhor, expressando gratidão antes, durante e depois da tribulação, certos que sempre haverá vitória para nós em Deus (Sl. 124.6). O que o Senhor deseja te ensinar nesta provação?

CONCLUSÃO:

O Senhor faz toda a diferença em nossas vidas, é devido às misericórdias do Senhor que não somos consumidos. E este salmo nos desafia a tomar três importantes decisões: 1º Viver o sobrenatural de Deus, 2º Confiar em Deus e 3º Crescer espiritualmente. Isto é, no Senhor saímos mais fortes das tribulações.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 15/03/2020
Código do texto: T6888336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.