O RESPLENDOR DE UMA CONSCIÊNCIA ÉTICA

Quanto maior for a nossa consciência a respeito de nosso compromisso com o nosso semelhante e até com nós mesmos; quanto maior for a nossa consciência sobre a nossa missão na terra e de como devemos ser-com-os-outros, mais seremos capazes de alcançarmos a liberdade de viver profundamente guiados pelo espírito da graça divina (pneuma), o qual é superior a todas aquelas ações motivadas apenas pelo temor das imposições das normas sociais, normas essas que não deixam de ter a sua importância. Só resplandece verdadeiramente aquele que soube desenvolver uma poderosa consciência que, mediante o prazer e o amor que emergem da alma, o impulsiona a agir de maneira corajosamente ética, cujas condutas revelam a beleza de uma integridade pessoal.É por essa razão que encontramos mais verdade numa pessoa que vive nessas condições, ou seja, na espontaneidade que caracteriza esse estilo de vida, do que aquela que age corretamente apenas em função do medo que sente da coação da lei.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 15/03/2020
Reeditado em 15/03/2020
Código do texto: T6888323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.