[Especial] Dia das Mulheres - 2020

No próximo domingo, dia 08 de março, passaremos por mais uma vez pelo conhecido “Dia da Mulher”, um dia no qual reflexões precisam ser feitas, questionamentos devem ser levantados, conscientização deve ser perpetrada para que a luta avance e conquiste novos patamares.

Eu, na condição de homem, não posso dizer pelo quê as mulheres devem ou não lutar, não tenho condições de mensurar o sofrimento ao qual elas são submetidas todos os dias em diferentes contextos, mas posso sim denunciar a postura inadequada de um machismo institucional impregnado na sociedade em que vivemos.

Nós homens, privilegiados por nosso gênero, não podemos simplesmente dizer que somos contrários à desigualdade de gênero, que somos contrários ao assédio sexual que tantas mulheres enfrentam, não podemos apenas nos posicionar em oposição ao machismo, precisamos descruzar os braços e fazer nossas palavras valerem. Você, homem, tem dado espaço em seus estudos a autoras? Você, homem universitário, tem procurado fazer referências femininas em seus trabalhos acadêmicos? Elas também produzem conhecimento, ótimas pesquisas, o triste é que são pouco divulgadas.

Nós, homens, precisamos nos juntar às mulheres na luta que todos os dias é travada e que não visa a derrocada do sexo masculino, a fragilização do homem, ao contrário, quer o fortalecimento da sociedade como um todo, quer a conquista da humanização da mulher. Isso mesmo, infelizmente em pleno século 21 precisamos lutar pela humanização das mulheres, elas que por muitos anos foram privadas da vida política, não foram aceitas em tantos cenários no mercado de trabalho, e que ainda hoje sofrem com a desigualdade salarial exercendo a mesma função que um homem, tendo o mesmo tempo de trabalho (ou até mais), mas recebendo bem menos. Achamos isso justo?

As mulheres precisam ser valorizadas como qualquer ser humano. Por que tanta injustiça? Por que tanto atraso? Por que continuar em uma visão misógina que inferioriza a mulher? Qual é o medo dos homens? Qual é o receio do sexo que se diz mais forte, mas se revela extremamente frágil? Perder o poder? Deixar de ser o dominador dentro de casas patriarcais? Não percebem o quanto são egoístas e mesquinhos? Melhor que dominar alguém é conviver com alguém!

Quanto às mulheres, deixo o meu abraço, a minha solidariedade, o meu reconhecimento pela força que possuem porque, mesmo com tantos obstáculos, mesmo com tantas forças contrárias nessa maré a ultrapassar, conseguem chegar a lugares de destaque, conseguem ser ouvidas em situações de primor. Sei que ainda há o muito o que ser conquistado, desejo que avancem sempre mais e, no que eu puder ajudar, ali estarei!

Um feliz dia da mulher!

< Texto de @Amilton.Jnior >