Casamento por um fio: Parte 04 Confiança

Casamento por um fio: Parte 04 Confiança

Com um pouco de atraso mais aqui estamos novamente para dar continuidade nos textos semanais que particularmente já não está sendo tão semanalmente assim. Esta semana busquei um tema importante para todos os cantos da nossa vida “ Confiança”, a arte de acreditar em algo ou alguém, pode ser também o ato de acreditar em você mesmo.

Ao longo da nossa vida nos deparamos com situações que necessitam de uma dose generosa de confiança, seja você acreditar em alguém ou acreditar que a situação vai conseguir se resolver da melhor forma possível, por isso o tema é simples e ao mesmo tempo complexo, quem nunca parou um dia para analisar os fatos para tomar a decisão de acreditar ou não. Quantas e quantas vezes alguém disse olhando nos teus olhos que seria diferente e não foi, quantas vezes prometeu e não cumpriu, quantas vezes disse que estaria ali do teu lado em momentos difíceis e quando a coisa ficou difícil, você olhou para o lado e não existia nem rastro de onde a pessoa tinha ido. E logo em seguida aparece alguém novamente dizendo as mesmas palavras, mais sem garantia nenhuma que ela poderá fazer diferente, e como podemos acreditar?

A confiança é algo frágil, uma linha tênue separa o que você confia ou não, e as primeiras impressões podem facilmente mudar, você pode por exemplo acordar um belo dia acreditando em algo ou alguém e ir se deitar com a impressão de que tudo que você acreditou estava errado e precisa rever seus conceitos e suas atitudes para que possa continuar a seguir em frente e evoluir durante a caminhada da tua vida. O melhor exemplo para materializar a confiança seria o vidro, material forte em alguns aspectos, mas quando conseguem explorar seu ponto fraco quebra-se facilmente e desmonta em milhões de pedaços, e por mais que possamos tentar colocar cada um em seu devido lugar ainda vão existir as marcas deixadas pela quebradura.

Uma quebra de confiança pode ser um grande divisor de águas em um relacionamento ou em uma amizade, aparentemente pode não evidenciar as magoas guardadas, mas bem lá no fundo no interior do nosso subconsciente fica uma marca profunda, que demora tempo para regenerar e cicatrizar, e varia de pessoa para pessoa o tempo com que cada um consegue se recuperar, conheço pessoas que com um mês já conseguem se colocar de pé e seguir e outras levam anos para se reconstruir, não espere que sua recuperação seja igual a de outra pessoa, por que o mais interessante fator que torna o ser humano incrível é a forma como somos diferentes um dos outros.

Por que dói tanto ter nossa confiança quebrada? Acho que deve ser por que não estamos acostumados a esperar nada de ruim vindo de alguém com quem temos um grande carinho, e geralmente a frustação é o fato de sempre ser alguém que nenhuma das hipóteses passou na sua cabeça. O nosso subconsciente parece que entra em colapso esperando ser apenas uma miragem no meio de um deserto, ou ser um delírio daqueles que costumam vir com febres altas. Mas custa um certo tempo para que a realidade possa se fazer valer e você ver que a pessoa que você mais confiava te traiu, e quebrou os laços de um círculo de amizade. Na vida somos ensinados a distinguir sempre o bem e o mal, e esquecemos de associar que nem sempre o pior para nós mesmo pode estar simplesmente do nosso lado, esquecemos que a mão que te ajudou ontem pode ser a mão que vai acabar te empurrando amanhã.

Mais então nunca posso confiar em ninguém? A confiança não é uma operação matemática de resultados exatos, o final é meio que imprevisível, ao mesmo tempo que podemos voar, podemos estar prostrados de rosto em solo, tentando entender o porquê de tudo isto estar acontecendo. E se alguém que confie pisou na bola, nunca mais posso confiar? O processo de voltar a depositar confiança em alguém que te traiu é lento e doloroso, passa por várias etapas de duvidas sufocantes que vem à mente trazendo milhares de hipóteses que poderiam ou não vier acontecer, e no meio disso tudo é preciso que a pessoa que errou reconheça o erro peça as desculpas necessárias e deixe o melhor remédio possível agir, o tão conhecido tempo, só ele será capaz de responder a várias questões, e mostrar que as vezes erramos e podemos sim aprender com nossos erros e tornar pessoas melhores, não fomos e nunca seremos seres perfeitos, e somente com o tempo podemos mostrar mudanças, trazer atitudes que com elas comecem a reatar os laços antes quebrados.

É difícil apostar em algo que o resultado pode ser incerto, mas a vida é assim vivemos apostando em coisas que não sabemos se o resultado alcançado no final da jornada é aquele que estaríamos esperando, mas pelo fato de amar o desconhecido seguimos insistindo, e assim vão sendo as fases da nossa vida, uma após a outra.

Não fique uma pessoa receosa em acreditar novamente em alguém, a confiança precisa de segurança para existir, então se ainda dói é por que não cicatrizou de forma correta, espere o tempo necessário para que fique bem com você mesmo, e não traga dores retomar o assunto, quando chegar nesse ponto pode ter certeza que você realmente se curou e superou aquela dor. E se novamente vier a cair? Então erga a cabeça e veja o seu caminho até ali, nem só de coisas boas ele foi percorrido, muitas vezes caiu, e muito mais vezes levantou. Vai ter uma fase da vida que parece estar dando tudo errado, vai ter uma fase da vida que os dias parecem nublados e tristes, mais não desista. Nem só de primavera é feito a vida, tem que existir o inverno, outono e verão para que o ciclo seja completo.

Antes de confiar em alguém, comece confiando em você mesmo.

Então este é mais um texto da série casamento por um fio, espero que possa ajudar de alguma forma. Peço para quem esteja acompanhando estas leituras indique temas a serem feitos.

Grande Abraço e uma Boa Semana

Raphael Barbosa da Silva