Pedro

Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. I Pe 5; 10 - Pedro

Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão filho de Jonas amas-me? Disse-lhe:

Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe apascenta as minhas ovelhas. Jo 21; 16

O Pedro que escreve as epístolas aos cristãos e a igreja não é o mesmo Pedro que se encontra no capítulo 21 do livro de João. Na verdade podemos ver que a trajetória de Pedro foi extensa e que não foi um homem sempre justo e correto.

Vemos através das escrituras que a história de Pedro possui seus altos e baixos.

Em Mateus 16; 18, 19 a Jesus faz uma promessa à Pedro, ele diz: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela e eu te darei as chaves do reino dos céus."

Mesmo sob tão grande promessa, logo em seguida, quando Jesus disse que importava que fosse morto em Jerusalém, Pedro disse ao Senhor que isto não lhe aconteceria, mas, logo em seguida, Cristo o repreendeu dizendo: "Para trás de mim, Satanás que me serve de escândalo, porque não compreende as coisas de Deus mas só as que são dos homens.' Podemos ver que Pedro ainda não estava amadurecido espiritualmente, apesar de ter sido chamado ele ainda não estava preparado para ser usado pelo Senhor, não tinha visão espiritual das coisas mas Pedro continuou ao lado de Jesus, mesmo sem compreender o que o Senhor lhe dizia naquele momento.

Podemos ainda ver Pedro afundando nas águas durante a tempestade, oscilando em sua fé. (MT 14; 30)

Em João 18; 10 quando Jesus foi levado pelos soldados, Pedro corta a orelha do sumo sacerdote Malco pensando estar protegendo o Mestre. Então Jesus repreende Pedro dizendo: "Guarda a tua espada na bainha não beberei O cálice que o pai me deu?" E assim Jesus colou a orelha de Malco e continuou no seu propósito em ser crucificado.

Em seguida sabemos que Pedro nega a Jesus três vezes. Uma vez já seria decepcionante, mas três realmente é frustrante.

Então Cristo é morto e Pedro volta a sua vida pescador. Acredito que um grande vazio se instalou no coração de Pedro, não só no de Pedro mas em todos os outros discípulos também.

E JO 21; 3 logo após Cristo ter ressuscitado ele visita os discípulos na praia. Viu os discípulos frustrados, ainda mais com a pesca que havia sido um fiasco. Jesus os desafiou a lançar a rede novamente no mar e aí sim pegaram muitos peixes.

Cristo animou o coração de todos os discípulos ali presente e e jantaram.

Após fazerem a refeição, Jesus vai ter com Pedro. Ele lhe pergunta por três vezes se Pedro poderia apascentar suas ovelhas...

Olha só, depois de tanto errar, de tanto vacilar, Jesus estava ali olhando nos olhos de Pedro para lhe propor o exercício do seu chamado.

Até então Pedro que nunca acertava, que falhou com o Mestre e o negou, e depois de tudo de maravilhoso que tinham vivido, quando parecia que tudo tinha se acabado com a morte de Cristo; Jesus volta e aperfeiçoa Pedro no amor.

O que eu quero dizer é que assim como Pedro nós muitas vezes erramos e falhamos. Erramos o alvo, não entendemos o propósito e mesmo assim Cristo está nos confirmando, nos aperfeiçoando e nos chamando.

Jesus olha em nossos olhos hoje nos perguntando: Eu posso contar com você para realizar a minha obra?

Era como se Jesus estivesse olhando para Pedro dizendo: Pedro, eu te chamei, eu te comprei e te resgatei com preço de sangue. Você é meu! A cédula que era contra você foi riscada, a dívida está paga e se você quiser Pedro, eu também quero! Eu conto com você!

Neste momento o Senhor Jesus estava renovando a aliança com Pedro e assim o Senhor faz comigo e com você!

O próprio Cristo virá nos visitar afim de nos dar uma nova visão do que ele tem para cada um de nós!

Este é o momento que podemos perceber que há uma mudança drástica interna em Pedro, porque até então Pedro queria fazer tudo com a força do braço. Pedro entendeu naquele momento que não era para ele ser um guerreiro e sim um herói da fé, porque o guerreiro vence com a força do braço mas o herói se entrega a si mesmo.

Pedro entendeu que a obra não era humana, era espiritual e essa obra não era de Pedro, era de Cristo. Cristo é o centro e o propósito! E para isto Pedro deveria ser como Cristo, seguir as pisadas de Cristo, deveria ter o mesmo amor de Cristo e perdoar como Cristo perdoou.

O fracasso não era o fim! Não é a frustração que determina o fim!

Jesus aparecerá no meio do fracasso e da desesperança para mostrar um novo caminho daquilo que nós ainda não havíamos visto

O próprio Cristo foi o exemplo para Pedro de que a glória não era não morrer pela mãos dos homens, mas que a morte e a perseguição humana faziam parte da trajetória de Cristo e Pedro provavelmente passaria por isso também. Pedro até então se preocupava em fazer justiça mas aí ele já não se importava mais sofrer as injustiças.

Pedro entendeu que apesar de ser instrumento de Deus, a mensagem é mais importante que o mensageiro!

Então em I Pe 5; 10, Pedro diz à igreja, à nós, com propriedade, que nós que fomos chamados por Cristo vamos padecer um pouco, mas tudo bem, Cristo mesmo nos aperfeiçoará, nos confirmará, nos fortificará e nos fortalecerá até o fim, porquê aquele que começou a boa obra é fiel para terminá-la!

Podem ter ocorrido erros e falhas durante a nossa trajetória, podemos ter sofrido grande frustração em nossa história, mas Cristo se apresenta hoje para nos fazer um convite de vivermos o nosso chamado e Ele mesmo nos susterá até o fim!