Casamento por um Fio- Parte 01 O Exemplo da Casa

O exemplo da casa.

Me comprometendo hoje a começar a escrever um periódico semanal, contando as experiências boas e ruins, momentos bons e outros nem tanto, com a temática mais fácil de todos os tempos. O temido casamento, algo que não sei como foi inventando mais conseguiu colocar na cabeça das pessoas que duas pessoas tão opostas possam viver em harmonia. Eu sei que chega a ser engraçado isso, então devido a alguns problemas do cotidiano que eu mesmo passo vou tentar compartilhar com vocês. Então a partir deste ano de 2020 me coloco o desafio de escrever estes periódicos, denominado “Casamento por um fio”.

Certa vez não me recordo muito bem a onde foi e nem quem havia comentado em uma roda de conversa, que devemos aprender a observar a casa da pessoa com quem você pretende se relacionar, longe de pensamentos de interesse em saber as posses ou bens, mas para que consiga ver como ela lida com o próprio lugar que mora, dos cuidados que ela tem com o seu lar. A partir daí teríamos a primeira noção de como seria o relacionamento. Se uma pessoa tem na cabeça que o seu próprio lar, pode ficar bagunçado ou sujo, fica aqui meu primeiro conselho corre. Por que fugir? A pessoa não tem mais solução Raphael por que elas mantem a casa dela suja? Bom vou apresentar aqui minhas próprias opiniões e deixo aberto a qualquer um que tenha um ponto de vista diferente procurar e debatermos a ideia.

Um relacionamento se baseia, em uma coisa simples que é a mudança, e por que a mudança? Por que somos seres fadados a evoluir e mudar, aprender e buscar atualizar ideias passadas. Então se a pessoa tem o habito de manter a sua casa suja, ela não está propicia a mudanças, ela estará em um estágio de comodidade que se torna quase impossível tentar mostrar a ela que está errada. Por tanto começa aí as primeiras dificuldades de se relacionar com este tipo de pessoa, seja por que ela nunca precisou fazer isso uma limpeza de casa, ou simplesmente por que ela gosta de manter tudo bagunçado, e pode ter certeza que ela vai querer que você seja parte desta bagunça também.

E como o casamento coloca sempre duas pessoas diferentes frente a frente, bem possível que o outro lado da relação detesta a bagunça, e vai penar muito até entender que não adianta falar, brigar, discutir, chamar a atenção, nunca será o suficiente, se a pessoa do lado não estiver disposta a evoluir. Eu sou um bom exemplo de um organizado 50%, aquele que detesta muita desorganização, mais não chega a ser neurótico com limpeza. Meu sofrimento maior é ficar falando, pedindo e as vezes implorando pela mudança. Já repararam que quem mais te cobra uma mudança, quase nunca te oferece algo em troca. E então o que fazer? Você tem duas escolhas bem lógicas a primeira é fugir para bem longe e sem olhar para trás, ou o plano B, insistir.

Insistir será o suficiente? Não posso afirmar que pode dar certo, mais dizem que o exemplo é o melhor ensinamento, então se você está se doando 50% no relacionamento, e percebeu que os outros 50% de contrapartida não está ocorrendo, tente desafiar o seu relacionamento, comece a se doar um pouco mais para que a pessoa perceba, que você sempre está buscando melhorar e evoluir, e que assim ela se toque que precisa fazer a parte dela de contrapartida. E por quanto tempo fazer isso? Busque fazer por um curto período de tempo, afinal se a pessoa querer ser diferente a mudança rapidamente acontece. Caso contrário vão se passar anos e mais anos e nunca vai mudar. Utilizemos um carro de exemplo, um veículo segue pela rodovia e precisa realizar uma curva brusca, ele tem duas opções ou muda a direção e acompanha a curva ou segue reto e sai da pista. Assim vai ser um relacionamento, ou acontece a mudança ou acaba.

Por tanto se você perceber que a pessoa não consegue cuidar da própria casa, imagina se ela vai cuidar de você? Por tanto pense muito bem antes de tomar uma decisão e escolhas. Vou ficando por aqui e até o próximo periódico semanal da série Casamento por um fio.

Grande Abraço e Boa Semana,

Raphael Barbosa da Silva