Mudanças: Desconstrua o velho antes de construir o novo

Já parou para pensar, sobre como você mudou, desde o dia em que nasceu até o momento em que lê este texto?

São muitas as mudanças que nos acompanham ao longo da vida. Mudança de comportamento, de casa, de rotina, de alimentação, de pensamento, de cargo... Uma infinidade, de diversos tipos e características. Porém, recentemente tive um insight sobre como, num modo geral, as mudanças seguem uma ordem em comum, independente do teor. É sobre essa reflexão que escrevo aqui.

Recentemente, a empresa que eu trabalho passou por uma mudança de sede. Estávamos no mesmo local há mais de 10 anos, então imagine o quão estabelecido tudo estava em seu devido lugar. Há muito tempo não havia necessidade de pensar no local ideal de móveis, setores e equipamentos, tudo já tinha seu espaço.

O proprietário da empresa optou por não contratar uma empresa de mudanças para transportar tudo para a nova sede. Conversou com a equipe e todos concordamos em ajudá-lo na mudança, no melhor estilo mutirão.

Logo ao transportar os primeiros móveis, pensamos na praticidade de levá-los montados, acreditando que o processo ficaria consideravelmente mais rápido, uma vez que não haveria gasto de tempo desmontando e depois remontando-os. Porém, logo percebemos que essa estratégia não era nem de longe a melhor, pois, se levássemos os móveis montados, menos espaço sobraria no carro e mais viagens precisariam ser feitas, resultando num tempo maior gasto no trajeto.

Daí veio o estalo em minha mente, sobre como é importante o desmontar de um paradigma anterior antes de estabelecer um novo.

Como não contamos com o gênio da lâmpada, de modo que num estalo de dedos toda mudança pode ser feita instantaneamente, é necessário respeitar um processo, que basicamente segue essa ordem:

Reflexão /planejamento → Desconstrução → Condução / Transporte → Execução /Construção.

Assim como foi nossa mudança de sede, todas as outras são trabalhosas, exigem paciência, dedicação à nova ideia e principalmente, exige renúncia ao antigo. É necessário desconstruir o estado atual para que o novo possa ser construído.

Aproveitando que o ano novo chegou, talvez o período de maior mudança na vida das pessoas, certifique-se de ter desconstruído velhos hábitos antes de criar novos. Não tenha medo de colher a experiência gerada e romper com o resto. Resquícios daquilo que deseja mudar podem atrapalhar sua experiência e resultados com o novo.

Existe um motivo para as coisas que deixa pra trás fazerem parte do seu passado. Nunca esqueça dele.

Marco de Souza
Enviado por Marco de Souza em 09/01/2020
Código do texto: T6837762
Classificação de conteúdo: seguro