RELUTÂNCIA

O universo é construído a partir de verbos vinculados por substantivos, apesar de o mundo ser regido pelo materialismo, reducionismo e a inércia do progresso intelectual, onde a vida e a mente são exemplos de coisas que se mantêm como processo puro, e a sociedade não é diferente.

Muitas pessoas embaladas pelo modernismo excluem a imaginação, como se fosse um voo fora da realidade, apesar de estarmos ainda mais no poder das coisas que excluímos. Contudo, vivendo numa tradição de individualismo em todas as esferas, onde tomamos como certo que somos apenas nós mesmos e nada mais, a nossa ausência de imaginação não concebe que poderia ser um voo para a realidade, que somos um com tudo.

Muitos acham difícil justificar completamente sua própria crença, que pode ou não ser acreditado por outras pessoas fora de seu círculo, como se fosse uma retração radical delas das evidências mais banais da vida e da realidade. Enquanto, outras pessoas já estão aprendendo, conhecendo e sentindo o mundo de maneira que pressagia algo diferente da mente moderna.

Somos seres intencionais, e estamos sempre projetando nossas expectativas no futuro. Temos esperanças no que está prestes a acontecer conosco. Por isso quando abrimos os olhos pela manhã, normalmente vemos o que esperamos ver. Por conseguinte, nos surpreendemos quando algo inesperado ocorre. Sem a habilidade da imaginação, todo pensamento criativo seria impossível, e não poderíamos abrigar esperanças de diferentes futuros possíveis para nós mesmos.

Algumas vidas são valorizadas muitas vezes mais do que outras, devido às nossas intuições sobre riscos, nos motivando a tomar precauções e a gastar fortunas para aliviar nossos medos. Ao mesmo tempo, muitos, atentos à realidade de como sofremos e morremos, checam seus medos contra os fatos. Talvez, a relação entre estar vivo e ter uma mente seja a imaginação.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 24/12/2019
Reeditado em 27/12/2019
Código do texto: T6825820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.