A Humildade nos faz Grandes

A humildade nos faz grandes. Não grandes no ego ou na soberba, faz-nos grandes na alma, torna-nos ricos na espiritualidade, faz-nos especiais na vida das pessoas, garante à nossa história um eternidade única, ímpar e influente.

Estudamos, adquirimos imensos conhecimentos; trabalhamos, ajuntamos o nosso dinheiro, conquistamos a casa própria, o carro dos sonhos, construímos nossas famílias, educamos nossos filhos e alcançamos a felicidade. No entanto, algumas pessoas se inflam, incham-se de orgulho, passam a acreditar que suas conquistas dependeram apenas de seus esforços, que não dependeram de nada, da ajuda de ninguém, que são auto-suficientes. Tratam seu semelhante, aquele que está ao seu lado, com desdém e ironia.

Colocam-se em palanques.

Por se acharem dignos de respeito e veneração exigem aplausos.

Mas não passam de tolos.

A verdade é que quanto mais alimentamos o nosso ego, quanto mais acrescentamos centímetros à nossa altivez, à nossa vaidade, mais cobranças nos perseguem. Iludimo-nos ao pensar que somos únicos, que somos maravilhosos, que com a nossa perfeição não existe sujeito com quem competir, e acabamos provocando nosso próprio sofrimento ao perseguirmos incansavelmente o status de inigualável.

Devemos nos vestir de humildade e reconhecer nossa fragilidade, precisamos entender que cada um de nós é especial ao seu modo, tem o seu valor e que nesse mundo dependemos uns dos outros seja para emprestar uma xícara de açúcar ou oferecer o ombro para um amigo em luto. Não somos perfeitos e não é vergonhoso reconhecer esse fato, trágico é quando nos cegamos em nossa arrogância considerando que ninguém pode nos valer, causamos o afastamento de muitos, entregamo-nos à nossa própria solidão.