Download da Vida

Vivemos na era do armazenamento ilimitado, sim, se gostamos de uma imagem a baixamos no computador, se algum vídeo nos cativa tratamos de guardá-lo a sete chaves no pen-drive, até uma conversa importantíssima que desenrolamos no WhatsApp podemos guardar para sempre na segurança do nosso e-mail. Pois é, só perde preciosidades virtuais quem são soube armazená-las com atenção.

Porém na vida real, aquela que vivemos segundo após segundo e que é impossível de deletar, as coisas não funcionam assim, nada se armazena e nem se registra. Uma tarde no parque jamais será a mesma, o primeiro beijo jamais se repetirá, aquele ano incrível com aquela turma maravilhosa na escola possui chances nulas de ser revivido com as mesmas características, com os mesmos sentimentos e a mesma intensidade. Na vida real não podemos fazer o “download” de um arquivo para o abrirmos depois, o agora é o agora e depois já foi.

É exatamente disso que as pessoas se esquecem e vivem momentos importantes apenas para fotografarem, mas uma foto não permite revivermos aqueles instantes que passamos ao lado de pessoas especiais se não os vivermos realmente. Não estou criticando as filmagens, seria um hipócrita se o fizesse, a crítica é sobre aquelas pessoas que insistem em viver apenas para postar: vão ao restaurante e não desgrudam do celular, vão ao cinema e não se desligam das notificações, estão com os amigos e familiares, mas parecem se importar mais em estarem online do que estarem presentes.

Devemos registrar os momentos, devemos eternizá-los para mais tarde sentirmos o doce gosto daquilo que passou, mas acima de tudo temos que viver intensamente, sentir a energia, compartilhar a alegria e notificar a todos do quão importante são para nós. A vida não nos permite o download do que vivemos, mas podemos guardar cada satisfação dentro do nosso coração.