Encontraram o Caminho para a Felicidade?

Talvez o maior questionamento da humanidade, o que motivou filósofos a desenvolverem tantas teorias, seja sobre o que é a felicidade. Sua resposta é pessoal, diversa, o segredo não é se apegar a conceitos que um dia poderão ser refutados e obrigados a cederem lugar a tantas outras explicações, a pergunta deve ser como alcançar a felicidade, a resposta? Pulsa em nós!

Autoconhecimento. Essa palavra de poder transformador pode ser a chave para o maior anseio dos homens. Quando aprendemos a nos conhecer conseguimos determinar exatamente quem somos e o que queremos. Já se ouviu? Já se deu à liberdade de escutar a si próprio? Ou será que apenas dá atenção aos discursos de terceiros? São eles capazes de traçarem um caminho rumo à felicidade? É claro que não, tal caminho, se existe, é construído por cada um de nós de acordo o nosso propósito.

Mas, talvez, agindo como esperam de você, pensando de acordo as expectativas que em si depositaram, atendendo exatamente ao ideal que determinaram você se sinta feliz. Está enganando a si mesmo. Isso não é felicidade. É conformismo. Você se conformou com essa realidade, mas consegue ver um sentido para a própria vida? É você quem está no comando dos seus passos? Deixará um legado ou viverá o que já lhe foi entregue? O conformado não percebe, mas ao renegar a própria existência rasga o livro chamado “Vida”, a oportunidade singular que temos não para viver, mas para fazer história!

Olhe para a sua alma nesse momento de reflexão, questione-se, procure ai dentro pelos seus sonhos, suas vontades, seus desejos e anseios. Qual história adoraria ler? Lembre-se de que, pelo que dizem, nos nossos últimos segundos de fôlego tudo o que vivemos passa perante os nossos olhos como um filme. Que filme será esse? Digno de Oscar ou incapaz de se manter na lembrança das pessoas?

Felicidade é viver pleno.

Felicidade é um estado de espírito, estar feliz vai muito além de estar alegre. A alegria, como a tristeza, é um momento de euforia passageira, mas o feliz, mesmo quando entristecido, não deixa de colocar um sorriso no rosto e abrir a janela para que o sol ilumine os seus passos, isso porque ele encontrou a felicidade quando se permitiu a si mesmo, quando aceitou a si mesmo, quando descobriu um sentido para a própria vida, quando deixou de se guiar por placas colocadas pelos outros e desenhou a própria rota!

“Não existe um caminho para a felicidade.

A felicidade é o caminho”

~ Thich Nhat Hanh