Compreender Alguém

Somos seres humanos, temos uma bagagem que enchemos ao longo dos anos através das experiências, as quais, além de construírem nossa personalidade, o nosso “eu”, escrevem também a nossa história. Desde os primeiros meses de idade até o ponto a que chegamos, temos uma história a contar, recordações a compartilhar, conhecimentos a declarar.

Ter essa noção, a de que cada homem e mulher possuem sua própria história e respeitar esse fato comum a todos os indivíduos é fundamental para que possamos compreender uns aos outros. Didaticamente, a história são os fatos do passado explicando o presente e buscando imaginar o futuro, sendo assim, as pessoas são como são por consequência dos anos vividos, por isso ao invés de discursar julgamentos precisamos compreender, estudar, os fatos antecedentes.

Alguém que não consegue se abrir para o mundo e parece se isolar em seu próprio universo não é necessariamente metido ou arrogante, sua história pode ter sido frustrante. Alguém que não consegue viver a vida sem antes criar os próprios obstáculos no caminho a percorrer não deve ser “diagnosticada” como pessimista, talvez a sua história não lhe tenha dado a oportunidade em viver finais felizes.

Compreender o ser humano é compreender a sua história sabendo que há esperança: podemos mudar as previsões e criar um futuro luminoso, porque o que foi está feito, mas o que virá ainda virá!