COMPORTAMENTO HUMANO

“... É vezo humano muito antigo o de querer procurar nos defeitos alheios a desculpa dos defeitos próprios. Consolo-me facilmente da minha perversidade, da minha miséria ou de minha preguiça quando reconheço que há pelo mundo vasto muitos homens mais perversos, mais preguiçosos ou mais miseráveis do que eu – dizia, com resignação, um grande filósofo grego.

Essa resignação é cômoda, porém não é nobre. O raciocínio inverso é o que nobremente deveria ser empregado por qualquer homem: por que não hei de procurar pelo mundo vasto tantos homens menos perversos, menos preguiçosos ou menos miseráveis do que eu?

É claro que o desejo é melhor demonstrar uma energia moral de que nem todos somos capazes, ao passo que a resignação, sendo a renúncia da luta, o aniquilamento da vontade e a morte da ambição, é um recurso fácil e ao alcance de qualquer palerma.

E não há nada tão desmoralizador do que essa resignação, porque sendo infinita a gradação entre o melhor e o pior, nós iremos aceitando, sem protesto, esse rebaixamento contínuo, com a certeza consoladora de ser inatingível o pior absoluto. ...”

ideário popular
Enviado por VALPA em 22/05/2019
Código do texto: T6653476
Classificação de conteúdo: seguro