A BRUXA DE PORTOBELLO (Paulo Coelho)

Um livro nada simples, mas que nos traz a simplicidade de viver e entender quem somos, nossos dons e as forças que nos cercam.

Athena era mais que uma órfã, adorada por uma família rica que - mesmo que a deixasse livre para fazer o que quisesse - não a compreendia, não sem antes fazer um esforço incomum.

Athena era uma jovem "feliz", mas mesmo sua felicidade não era capaz de conter as inquietações de sua alma cigana. Ela estava sempre procurando, caçando novidades e aprendendo com desconhecidos, precisava disso para encontrar-se consigo mesma e aproximar-se da Grande Mãe.

Enquanto os homens buscam um Deus que está distante, invisível aos nossos olhos e repleto de mistérios, a Grande Mãe está aos nossos pés, nos sustentando e fornecendo todo o necessário para viver: a vida, a Energia, os frutos, o ar e a água, ela está abraçando e cuidando de cada um de seus filhos, mesmo que não a reconheçamos.

O mundo esqueceu-se de sua origem e seus dons foram perdidos, porque nos preocupamos demais em ganhar dinheiro, em ter um parceiro (amor?), em ter status e postar fotos de nossas vidas perfeitas nas redes sociais.

Nos apegamos demais ao material e nossos espíritos estão esquecidos, apodrecidos por nossa ganância, inveja e orgulho... e isso é tão comum, que estranhamos e não toleramos o desconhecido, tememos o diferente e atacamos aqueles que reconhecem o poder da Mãe, tão grande quanto o do Pai.

A intolerância destrói laços, famílias e pessoas, mas as ideias são fortalecidas pelos que nunca deixam de acreditar. A ideia é imortal, e vai permanecendo e se proliferando, enquanto houver um, apenas um, ser humano que acredite e a alimente.

Que eu consiga renovar e fortalecer os laços com meu eu interior, que meu corpo e meu espírito sejam instrumentos da minha fé, e que eu possa utilizar meu dom para ajudar pessoas e a mim mesma, que eu aprenda com desconhecidos e que me seja revelado meu caminho. Que eu não tenha medo de segui-lo, mesmo sabendo de suas armadilhas e tribulações. Que eu seja forte.