PERGUNTAS E RESPOSTAS

Observando as questões das reservas indígenas e tudo o que está acontecendo e o que pode vir a acontecer, ocorre-me a seguinte reflexão:

Daqui há alguns anos, 50 ou 100 (em história é pouco tempo), vão perguntar em sala de aula: Qual foi a contribuição dos Militares para o Brasil? - e algum "Rodrigo da vida" responderá com ironia que foi a mesma contribuição dos Bandeirantes: com a desculpa de desenvolvimento da nação e de uma melhor relação com o comércio exterior, a maior contribuição deles (Militares e Bandeirantes) foi exterminar os índios!

E assim como eu, lá no meu saudoso 1o. Grau, esse "Rodrigo, do futuro", será expulso da sala de aula - talvez seja melhor dizer: será convidado a retirar-se da sala - porque responder de forma irônica (revelando uma verdade que o sistema faz questão de omitir, enfeitar, reverter, distorcer, etc.), dirá o(a) professor(a), é uma heresia! Uma blasfêmia! Como pode um adolescente fazer tais acusações a respeito de quem "contribuiu" para desenvolvimento do Brasil?!

Minha nossa!, às vezes, tenho medo do que penso!

Rodrigo EL CID
Enviado por Rodrigo EL CID em 18/01/2019
Reeditado em 09/06/2020
Código do texto: T6554229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.