images.jpg
 
    Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac  nasceu no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865  e morreu em 28 de dezembro de 1918. 
    
Ele foi  um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro do período literário parnasiano, membro fundador da Academia Brasileira de Letras e ali criou a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.
  
Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório em um período em que o exército usufruía de amplas faculdades políticas em virtude do golpe militar de 1889.
   
O poeta foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal da época,  o Rio de Janeiro, e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil.
 
 Também ficou famoso pelas fortes convicções políticas, sobressaindo-se a ferrenha oposição ao governo militar do marechal FDloriano Peixoto. Em 1907 foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros", pela revista Fon-Fon.
 
 
Bilac, autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, é considerado o mais importante de nossos poetas parnasianos. 

                                   
                        *********





(...pesquisa e imagem google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 05/10/2018
Código do texto: T6468500
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.