0e2a95e321f9196b72b9c2d90277ae9f.jpg

     Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no bairro Rio Comprido, na cidade do Rio de Janeiro em  07/11/1901 e faleceu em  09/11/1964.
   
Seus pais eram Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil   e Mathilde Benevides Meireles, professora da rede pública de ensino fundamental   (na época, ensino primário.
    
Aos três anos de idade, sua mãe morreu e Cecília se mudou para as imediações das ruas Zamenhoff, Estrela e São Carlos, passando a morar com sua avó materna, Jacinta Garcia Benevides, uma portuguesa   nascida na Ilha de São Miguel, Açores,  na época viúva e única sobrevivente da família. Ela criou a menina com ajuda de Pedrina, a babá , que sempre lhe contava histórias à noite.
 
Cecília cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Estácio de Sá onde, ao concluir o curso em 1910, recebeu das mãos de Olavo Bilac, inspetor da escola, uma "Medalha de Ouro Olavo Bilac" pelo esforço e excelente desempenho,  com distinção e louvor. Nessa época, a garota já demonstrava paixão por  livros, chegando a escrever seus primeiros versos.
   
Também demonstrava interesse pela música  o que a levou estudar canto, violão e violino   no Conservatório Nacional de Músiica pois sonhava em escrever uma  ópera  sobre o Apóstolo São Paulo. No entanto, posteriormente, acabou se dedicando à  literatura, tendo em vista que não conseguiria desempenhar com perfeição muitas atividades simultaneamente. 
  
Cecília Meireles possuía olhos azuis-esverdeados, era curiosa e sozinha, sobretudo porque sua avó   não a deixava sair de casa para brincar, mesmo quando era chamada por outras crianças. Durante uma entrevista, Cecília disse que :  "em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar e nem me espantei por perder".
   
A infância solitária rendeu à futura escritora dois pontos que, para ela, foram positivos: "a solidão e o silêncio".


                        *********



(...pesquisa e imagem google...)


 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 04/10/2018
Código do texto: T6467452
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.