Poetas leitores

Hoje eu estava pensando no que me faz gostar tanto de poesia. O que faz a poesia ser tão importante pra mim. Isso é difícil de saber. Poesia é algo tão profundo que talvez nem eu, que sou detentor dos direitos autorais de minha alma, consiga descobrir o que faz de alguém um poeta. Talvez não devesse procurar saber. A poesia que me faz é tão clara, consigo ver que além dela existe um mundo de outras poesias, existe um mundo de 'eus'. Nem sempre eu escrevo. Escrever é difícil. Mas não preciso escrever para ser poeta, muitos poetas escrevem e só alguns deles são reconhecidos. Mas existem os poetas que só leem poesia, encontram nela todo o sentido do mundo e fazem dela um espelho da alma, esses eu chamo de poetas leitores, são aqueles que dão significado ao que outros escrevem. Dar significado! É difícil significar, construir sentidos, dá razão ao mundo, nem sei se poesia é isso. As vezes acho que poesia é mais uma rebelião aos sentidos. A poesia não é escrava de nada, nem dos significados! Prova disto é que milhares de pessoas dão significados diferentes a um mesmo poeminha de três versos apenas. Não quero que minha poesia seja escrava de nada! Quero que ela seja livre, que ela seja aquilo que ela quiser, aquilo que cada leitor fizer dela, e eu sou só mais um desses leitores. Poetas leitores.

Felipe Chaves
Enviado por Felipe Chaves em 15/08/2018
Reeditado em 01/04/2019
Código do texto: T6419842
Classificação de conteúdo: seguro