Ver-se forte é força

O ressentimento tira o brilho da face. Sabe aquela história de que não é o que te fazem e sim, o que você faz com o que te fazem? Pois bem, pode parecer insano, mas a alternativa de dar a outra face é a que mais funciona. Isso não quer dizer viver em busca do sofrimento ou acomodar-se a viver em martírio, mas ser flexível, saber compreender a situações e renunciar reações. Uma vez ouvi que o melhor perdão é aquele que adere ao viver de tal forma, que acontece antes do erro do outro.

Quando o incômodo é frequente e aflora em qualquer situação, o indivíduo acaba por se tornar "ofensível", frágil demais, vulnerável demais e nem sempre tal fragilidade está associada à passividade, muitas vezes o frágil é orgulhoso e causa danos a quem se aproxima, sempre vítima de todos, sempre mal atendido, injustiçado, cheio de autopiedade. Um ego inflado não permite uma visão real do mundo ao redor, pode se colocar em contínuo modo de defesa e vitimização, quando na verdade é a crença no constante risco externo que fragiliza.

Ver-se forte, é força. Jamais enxergar-se com pena e sim, com paciência e misericórdia em seus próprios desafios, é persistência. Opte por ter olhos limpos para ver-se capaz, útil, ser o apoio de sua própria missão de vida, entusiasta da própria felicidade, jamais distorcer, mas torcer por si e ainda sentir e exalar toda essa boa fé.