SOBRE A BANALIZAÇÃO DA MACONHA...

Como explicar atualmente o uso excessivo de drogas, especialmente da maconha, seja nas ruas, praças, escolas e até no seio familiar, algo que é feito agora de maneira tão espontânea, mesmo nas pequenas cidades? Situação esta que não se via há 20, 30 anos atrás, não tão abertamente e dessa maneira, havendo um certo “pudor” por parte dos usuários.

Antigamente a maconha era uma droga que só se adquiria e se fumava em festas reservadas, em ambientes fechados, onde raramente alguém de fora sentia o cheiro da fumaça. Hoje vemos crianças de 10 anos de idade fumando um baseado como se fosse a coisa mais natural desse mundo. Seria uma fuga da realidade? Um apoio, um "alicerce moral", uma forma errônea de encarar as dificuldades dessa vida? Paralelo a isso, a violência que se instala no país só aumenta e cresce a cada dia que passa, seja por parte de quem trafica, como também por quem utiliza a droga para fins obscuros.

Utilizações medicinais à parte, fica até difícil generalizar os efeitos da maconha, pois se um vagabundo faz uso dessa erva, certamente só vai praticar o que não presta. Por outro lado, quando John Lennon fumava um cigarrinho do capeta, a sua inspiração pra compor só aumentava.

E aí, o que se pode dizer sobre essa realidade?