Os outros

E se os pretos não se juntarem contra o racismo, valorizar a carne negra que por séculos foi e ainda é a carne mais barata do mercado, mostrar que preto não é só cor, que não é moda do momento, que não é apenas mão de obra, que preto também tem alma, tem sangue correndo nas veias, tem aspirações, que também sente, se não lutarem por sua causa os outros não iram lutar por eles.

Se as mulheres não mostrarem que tem voz, que tem direito perante o próprio corpo, que não são apenas bucetas que proporcionam prazer, que não são apenas corpo para exibir, que não são apenas mãos que cozinham ou que cuidam de crianças. Se não levantarem suas bandeiras os outros não levantaram por elas.

Se lésbicas, gays, bissexuais e transexuais não pintarem seu próprio arco-íris, os outros não pintaram por eles, pois, não são os outros que tem medo de andar de mãos dadas com seu cônjuge na rua, não são os outros que sofrem agressões verbais e físicas de alheios ou da própria família, não são os outros que são rotulados aberrações, não são os outros que ouvem dizer que seu amor não é amor de verdade, é só fase, safadeza, é demônio.

Os outros terão ojeriza da causa, irão distorcer a imagem daqueles que lutam, coloram rótulos:

Frescos, endemoniados, gente que não tem mais o que fazer, bando de vagabundos e vagabundas de rua, não tem trabalho, não apanhou o suficiente quando jovem.

Os outros não faram protestos pelos preconceitos que não sofrem.

Existe a minoria que até ajudará a levantar as bandeiras, mas só depois que aqueles que tem de lutar por sua causa, as costurarem e escreverem seus nomes nelas.

Regiane Martins Nonato

10/01/18

Regiane Abelha
Enviado por Regiane Abelha em 10/01/2018
Reeditado em 10/01/2018
Código do texto: T6222272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.