A vontade de Deus e a nossa vontade

O que realmente impede de as pessoas fazerem a vontade de Deus?

Uns possuem um pensamento de aversão ao termo “fazer a vontade de” porque acreditam que devem ser independentes para que tudo dê certo para eles; e esse termo “independente” vai de contra a dependência que devemos ter de Deus.

Durante toda a vida, muitas pessoas aprendem duramente que não devem confiar em ninguém a não ser nelas mesmas, e, portanto, desaprenderam a confiar.

Quando alguém fala: você tem que fazer a vontade de Deus, isso cai como um peso, algo impossível, pois a vida lhe ensinou o contrário. E para que alguém fique na dependência de Deus, fazendo a Sua vontade, deve passar por cima da sua própria vontade e confiar Nele. E isso é tarefa árdua, pois as raízes são profundas e difíceis de arrancar, somente uma pessoa consciente da mudança e com vontade o suficiente, pode mudar essa realidade.

Outras pessoas, no entanto, aprenderam a amar a própria vontade, a ponto de colocá-la em primeiro lugar, negligenciando a vontade de Deus para a sua vida, acreditando cegamente que a sua forma de fazer as coisas é melhor que a forma de Deus.

As pessoas que fazem a sua própria vontade são chamadas de teimosas. Isso porque tendem a insistir no mesmo erro várias vezes, mesmo sabendo que já deu errado uma, duas, três, várias vezes. Essa insistência insana denota, além da teimosia um orgulho cego, que é incapaz de admitir estar errado aconteça o que acontecer.

E porque a vontade de Deus é melhor que a nossa?

Na bíblia sagrada está escrito:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

(Isaías 55:8,9)

O texto mostra a superioridade de Deus em relação ao homem.

Ao afirmar que os Seus caminhos são diferentes dos caminhos dos homens, mostra que a forma com que o homem deseja levar sua vida, ou seja, seus caminhos, é bem diferente do que Deus deseja para ele. Isso porque nossa vontade é facilmente influenciada por vários fatores da vida; fatores esses que a maioria das vezes, conduz o homem a tomar atitudes erradas que serão destrutivas para ele.

Deus, no entanto, enxerga por cima de nossas fraquezas ou objetivos cegos, porque é infinitamente mais sábio, mais inteligente e sem dúvida, mais imparcial em sua forma de pensar e agir do que nós, pois tudo nos influencia, principalmente nossos próprios sentimentos.

Os pensamentos de Deus são infinitamente mais avançados que o do homem, pois Deus vê tudo e sabe de tudo de forma antecipada, coisa que o homem não pode fazer. Então, Deus sabe quais são as atitudes que o homem deve tomar que refletirá em coisas boas para ele no futuro.

Por vezes o homem pode achar que o seu pensamento é acertado, eficaz e confiante, no entanto não é. Pois como já foi explicado, o homem sofre influencias, e a maioria das atitudes que toma são baseadas em sentimentos; ou seja, este não possui uma visão clara e imparcial para tomar uma atitude. O resultado disso são as lamentações futuras quando alguém toma uma atitude errada, pois tudo o que se faz hoje repercute no futuro para o bem ou para o mau; e o homem deve ter consciência disso.

Por tanto, a primeira coisa que devemos saber para fazer a vontade de Deus e entender que os pensamentos e caminhos de Deus são melhores que os nossos, ou seja, devemos aprender a ser humildes e escutar a Deus quando Ele fala conosco através da Sua palavra, a bíblia.

A segunda coisa que devemos entender é que para fazer a vontade de Deus e fazer dos pensamentos Dele os nossos, devemos aprender a dizer não às nossas vontades, mesmo que isso nos machuque, pois, nenhuma mudança é pacifica ou sem dificuldades, ao contrário, para mudar, principalmente nossa forma de pensar, precisa-se de muito esforço e determinação da nossa parte.

É uma verdadeira luta da carne (vontades) contra o espírito (vontade de Deus).

Para que o homem fique na total dependência de Deus para fazer a Sua vontade, deve aprender a confiar Nele - coisa que foi tirada do homem pela vida, pelos problemas e pelas pessoas que falharam com ele. Isso porque ele confiou primeiramente num outro homem, um ser que é falho e decepciona sempre, mais cedo ou mais tarde. Já Deus, jamais decepciona, jamais é infiel, jamais abandona e jamais falha com o homem.

Às vezes reclamamos porque Deus não nos dá aquilo que queremos, ou faz isso por nós, etc. Mas devemos entender que os nossos pensamentos não são os mesmos de Deus. E o tempo de Deus é diferente do nosso. Somos imediatistas, queremos tudo para hoje, sem saber se estamos preparados para isso, mas Deus como sabe de tudo, sabe se estamos preparados para algumas coisas. Então Ele nos dará tudo no seu devido tempo.

Quando fazemos a vontade de Deus, Ele muda os nossos pensamentos, e passamos a ver as coisas como Deus vê. E começamos a associar algumas coisas que passam a fazer sentido, como por exemplo: Um pai tem um filho de 17 anos que lhe pede uma moto para sair com os amigos por aí. Um pai prudente sabe que não é o momento certo para dar uma moto ao seu filho pois este ainda não esta preparado. E se der terá grandes chances de as coisas caminharem para uma tragédia, causando arrependimentos futuros.

Algumas pessoas querem uma vida financeira boa, prospera e pedem isso a Deus; mas quando Deus não lhes atendem no momento que querem, pensam consigo mesmas: poxa! Deus não me responde! Sem entender que Deus dá riqueza aos filhos que estão preparados, que não vão se corromper, como acontece com muitos pelo mundo. Deus sabe como o nosso coração irá reagir se tivermos muito dinheiro, por isso Ele trata de estarmos preparados antes disso.

Enganam-se aqueles que acham que o dinheiro irá mudar toda a vida, até dentro de si.

Antes de pôr água e peixes dentro de um aquário o homem precisa saber se o contêiner de vidro irá suportar o peso de tudo.

Por isso quando estamos com Deus, Ele nos prepara para tudo, antes de nos dar coisas que podem nos fazer se perder. Por isso Deus é bom!

Imaginem um pai e uma mãe dando tudo o que um filho pedir. Certamente esse filho não será dos melhores e, com certeza, não estará preparado para tudo e, com certeza, sofrerá muito na vida.

Somos um vaso de barro e Deus é o oleiro. Aqueles que se colocam nas mãos desse oleiro serão moldadas, lapidadas e modificadas na forma que Deus achar melhor para o seu bem e felicidade.

Estar nas mãos do oleiro é confiar e deixar tudo por conta Dele.

Isso é fazer a vontade de Deus e não a nossa!

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 01/11/2017
Código do texto: T6159567
Classificação de conteúdo: seguro