7 conselhos para tornar a sua vida melhor

Sabe, o ser humano tem a estúpida mania de complicar o simples e encher de peso o que antes era leve. Tudo, em porções tão intensas, que o viver se torna um fardo, uma pena árdua de ser cumprida, uma tortura constante e totalmente enlouquecedora. Mas não precisa ser assim… A vida e o viver podem ser leves, sim. Basta que todo dia se resgate 7 princípios tão básicos quanto o arroz com feijão, que não tornam a sua vida melhor, mas tornam VOCÊ alguém melhor, e, então, como mera consequência, a sua vida melhora também. Por isso, lembre-se:

1. VOCÊ NÃO TEM A OBRIGAÇÃO DE AGRADAR À TODOS!

Não queira tomar para si, uma das tarefas mais estressantes que o ser humano pode querer assumir. É impossível agradar à gregos e troianos, pois no momento em que você é aprovado por um grupo, é desaprovado por outro… Quem se ferra, é você. Portanto, siga com a sua opinião, os seus pensamentos e as suas atitudes, sem carregar um fardo tão pesado nas costas quanto a opinião alheia, pois somos todos falhos, inclusive as pessoas das quais você tanto busca a aprovação.

2. QUEM PUXA A TUA ORELHA, É TEU AMIGO DE VERDADE!

Porque quando a gente realmente se importa com alguém, sempre passar a não na cabeça do outro, está fora de questão (a não ser que se trate dos avós, pois esta é uma instituição intocável, e com razão). Não se trata de ser aquela pessoa chata, que vê defeito em tudo, mas ser aquela pessoa que deseja a evolução do outro. Falar sobre o que há de errado, de uma forma respeitosa, é sinal de que você se importa com o outro. É melhor ter uma amiga que diz pra você o quão feio foi o barraco que você aprontou outro dia, do que ter uma amiga que deixa você seguir levando a plaquinha de mal educada da turma.

3. PERDOE!

Não importa o que as pessoas digam, o perdão é um santo remédio, que nos impede de nos tornarmos pessoas rancorosas e amargas. Não é uma tarefa fácil, e nem te obriga a ir até a pessoa que te magoou e dormir com ela ou coisa do tipo, mas desfaz o laço do incômodo, te permite lembrar sem dor, te faz livre. Você não precisa ligar pra ninguém dizendo “eu te perdoo”, mas voltar-se para dentro de si e dizer à Deus que você perdoa, te tira os fardos pesados, juro!

4. PEÇA PERDÃO!

Porque o outro erra e a gente também. Dissolver conflitos é muito melhor do que continuar fomentando picuinhas tolas. Lembrando que, perdão, deve ser gerador de mudança de postura. Então não adianta pedir perdão e continuar com a mesma postura.

5. CRITIQUE MENOS AQUILO QUE DIZ RESPEITO AO OUTRO!

Postura, atitudes, pensamentos, forma de se vestir, etc. O que o outro faz ou deixa de fazer, é problema dele com o seu próprio Deus e a sua própria consciência. Enquanto você não for perfeito em todos os aspectos da sua vida, não aponte o dedo para o outro, pois quando você o faz, há outros quatro dedos apontando pra você, todos seus, te lembrando que você deve manter os pés no chão e olhar para si. E, caso você esteja se achando muito perfeito, volte umas quinze casas.

6. SEJA GRATO!

Ao gerar a gratidão dentro de si, você aprende a amar o que já tem, o que já passou, e quem você tem na vida; a gratidão vai te ajudar, também, a amar na medida certa aquilo que virá, e quem ainda virá. Ela gera satisfação com o presente, e diminui as suas crises de ansiedade com o futuro. Experimente fazer uma lista diária de 10 coisas pelas quais você é grato na vida e/ou naquele dia… Talvez nos primeiros dias você se perceba como a pessoa mais ingrata do mundo, mas depois de um mês, você já vai observar o quanto as suas percepções mudaram.

7. AME!

Porque o amor é fonte geradora de coragem, leveza e vontade de recomeçar e ser melhor a cada novo dia. O amor é paciente e bondoso, não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso; não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas; não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Não há a palavra “desistência” no dicionário do amor, mas há fé, esperança e paciência. O amor não acaba. E aqui, não se trata apenas de um relacionamento afetivo, mas de todos os tipos de amor (pelos seus amigos, pela sua família, pela vida, etc).

Débora Cervelatti Oliveira
Enviado por Débora Cervelatti Oliveira em 01/09/2017
Código do texto: T6101716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.