O CRESCIMENTO HUMANO FRENTE AS DECEPÇÕES DA VIDA

Todos nós iremos nos decepcionar um dia, a decepção é uma condição natural da vida, e faz parte do progresso humano. Mas o conflito reside em como saber lidar com essas situações? Em muitas vezes a frustração se dá pela ideia em que projetamos do outro, seja por uma paixão não correspondida, uma entrevista de emprego que não deu certo, um amigo que rompeu com uma promessa. Em qualquer circunstância onde estou em relação com outro e o mundo estamos suscetíveis a uma decepção. Por outro lado, embora decepcionar-se seja algo desagradável é fundamental para o próprio crescimento, esta experiência nos dá a oportunidade de nos conhecer melhor, de conhecer o outro, e de avaliar o que de fato me proporciona felicidade.

No mundo contemporâneo em que vivemos criamos uma ideia que a felicidade é como se fosse uma mercadoria que se compra e paga-se um preço para obtê-la. A mídia e os meios de comunicação nos ensinam a fazermos eventualmente essa associação entre sentimento e “coisa” (objetos de grande valor, padrões de beleza, títulos importantes, e grandes empregos) e assim crescemos com uma falsa crença que só seremos felizes caso eu corresponda ou esteja imerso dentro desses estereótipos.

Entretanto, ser ou estar feliz não tem nada a ver com essa relação, a chave para uma vida equilibrada está em primeiro lugar na própria aceitação da sua condição existencial. Entender que a vida não é um conto de fadas, e as situações desarmoniosas estão ali para nos fortalecer, e não negativar esse tipo de sentimento é imprescindível. Por fim, aceite-se como você é, lembre-se que as expectativas que criamos dos outros e das situações em que estamos inseridos são nossas. Ninguém é obrigado a entender e satisfazer nossos desejos e vontades. Assuma a responsabilidade da sua vida, encarre as circunstâncias que se deparam frente a você, a vida é um “kit” completo e isso implica nas mais variadas emoções da existência humana.

LEONARDO COSTA R
Enviado por LEONARDO COSTA R em 28/07/2017
Reeditado em 29/07/2017
Código do texto: T6067838
Classificação de conteúdo: seguro