A LIVRE DECISÃO DE AMAR

Amar uma pessoa significa não somente demonstrar atitudes de cordialidade, respeito, compaixão e generosidade; mas também dar contribuições para que a mesma decida de forma espontânea ser quem ela é nas suas relações cotidianas. Amar, portanto, é sempre um risco e uma oportunidade; envolve, além disso, maturidadade emocional e um profundo senso de responsabilidade pela vida. Sem amor, não é possível que prevaleça o cintilar da verdade; e nem tampouco, pode haver relações interpessoas autênticas (nesse caso, o máximo que pode haver são relações impulsionadas por ambições, jogos de interesses e vínculos permeados pela vaidade de status social). Para compensar tantas desilusões subjacentes ao nosso meio social alienante, é necessário que floresça nos corações mais sensíveis o milagre da poesia de um amor profundo, um amor irradiado à humanidade, aos demais seres vivos e ao Deus vivo e eterno. Penso que a maior vitória que podemos ter sobre a dissolução e a morte é mantermos relações alicerçadas pela fortaleza da caridade. É pela dádiva do amor que o nosso semelhante se sente livre para manifestar o que ele tem de mais fascinante e essencial em seu próprio ser.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 23/07/2017
Reeditado em 24/07/2017
Código do texto: T6062429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.