Hesíodo e a musa- Gustave Moreau( 1891)

[img align=left width=900]https://uploads0.wikiart.org/images/gustave-moreau/hesiod-and-the-muse-1891.jpg[/img]

Musa melancólica. " Entrando" na mente do poeta.

Perdição no pensamento. A cruz distante representa a chegada do cristianismo no mundo. O poeta está em um vale à procura de inspiração. A parte solar no quadro contrasta no lugar onde o poeta está: lugar de sombra e confusão. O poeta está tão distraído que não consegue ver a coroa de louros que a musa coloca na frente dele. O poeta precisa se aproximar da água. O caminho do poeta e o caminho do Iniciado. Representação do anjo como uma figura que leva ao nascimento da Ideia. Representação tradicional do anjo como loiro. O anjo e o poeta olham para o chão, representação típica da visão material. Um pé do anjo está no chão e outro quase não toca o chão. O poeta está no meio do quadro: entre o mundo das sombras e o mundo da luz. Uma casa perto do Olimpo dá um tom de normalidade ao quadro. Uma fênix voa no quadro com uma pessoa representando a Ascensão. O cajado na mão do poeta representa a sabedoria, mas está na mão esquerda. O poeta está nas montanhas representando o pensamento ainda no mundo da terra. Sfumato místico e impreciso. Montanhas douradas representam o mundo sagrado do divino. A cidade no quadro representa o mundo do comum, unido ao mundo do céu e ao mundo do poeta.

Hans Werner Moonshadow
Enviado por Hans Werner Moonshadow em 17/07/2017
Código do texto: T6056602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.