A vida é do tamanho que a vemos

Duas pessoas podem olhar para uma árvore de laranja e ter visões diferentes sobre a mesma. Um pode dizer:

- Este pé de laranja me dará frutos para comer, me satisfarei e depois quando não tiver mais dando frutos a cortarei e a jogarei no fogo. O outro, porém, pode pensar:

- Eu pegarei as laranjas dessa árvore, venderei, comprarei adubo para que dê mais frutos e melhores; depois disso pegarei as sementes desta e plantarei novas arvores para dar mais frutos para que assim tenha muitas laranjas para vender, assim enriquecerei e me satisfarei de laranjas o tempo que eu desejar.

Observa-se que a visão do primeiro homem foi limitada, curta e nada promissora. Já a do segundo, ampla, progressiva e promissora.

Depois de muito tempo...

Assim como as arvores demoram para dar seus frutos a vida também precisa de tempo para demonstrar o resultado do que fizemos com ela.

O primeiro homem, que apenas comeu os frutos da árvore e depois a queimou, teve uma vida miserável, resultado da sua falta de visão e disposição para enxergar além do que a vida lhe mostrava.

O segundo homem, fez como projetou. Vendeu os primeiros frutos da árvore, comprou adubo, jogou nos pés da arvore, e após isso obteve mais frutos para vender. Depois semeou, ou seja, investiu e esperou o tempo para colher novos frutos para também vender. E assim ele foi fazendo, até chegar num momento em que este homem tornou-se o dono de um grande e denso laranjal. Seus frutos eram exportados para fora do país; e este se tornou, por fim, rico e muito bem sucedido.

Observando este relato podemos ver que o sucesso da vida esta na forma como enxergamos as coisas. Se aprendermos a enxergar as coisas além do que aparentam, conseguiremos ver as possibilidades, conseguiremos projetar, pois só projeta quem acredita e quem está disposto a tentar. Quem tem uma visão limitada aceitará a vida como ela está, sem perspectiva, sem sonhos que possam ser colocados no papel, de verdade. Ficarão apenas querendo e nada obtendo, pois a vida reage quando as pessoas reagem a ela, ou seja, quando estão dispostas a se lançar, a plantar, a se sacrificar.

A resignação é um veneno! A aceitação de uma vida medíocre é a pior escolha que um ser humano pode fazer. Pois a vida tem muito a dar. Basta que aprendamos a nos ver como alguém merecedores de coisas boas e grandiosas. A vida pobre não é só aquela que é isenta de coisas materiais, mas também, aquela onde a pessoa não tem pensamento e visão. A nossa visão tem que está calibrada para "o mais", "o melhor". E não importam as condições, pois uma pessoa de visão faz uma simples laranjeira se tornar um império, e não tendo este nem mesmo o segundo grau completo.

E ai, como está a sua visão? Lembre-se que sua vida dependerá disso!

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 12/07/2017
Reeditado em 13/07/2017
Código do texto: T6052582
Classificação de conteúdo: seguro