A culpa é toda minha

A culpa é toda minha. Fui eu quem não foi forte o suficiente para enfrentar as adversidades que a vida trouxe. Deveria ter investido mais nisso. A culpa foi minha ao acreditar que algo ou alguém seria capaz de me ajudar a enfrentar tudo isso; Culpa de depositar esperança no que não pôde oferecer nada, senão indiferença.

A culpa foi minha, fiquei na cama enquanto o mundo continuava girando lá fora. Ignorei minhas responsabilidades pra ficar por um momento tendo como única companhia a mim mesmo, sem ter de dar satisfação a ninguém, além de poupa-los de ouvir sobre minhas frescuras e lamentações. A culpa é minha, sempre foi.

Foi minha culpa também não ter sido reconhecido, sinal que não cativei o suficiente. Deveria ter tido uma postura diferente em vários aspectos. Pena que só descobri isso agora quando já sou tão culpado. Reconhecimento é algo engraçado, pode ter diversos significados, sendo totalmente subjetivo e abstrato a cada mente diferente, sã ou doente.

Não pedi perdão, apesar de assumir a culpa, porque eu assumi a minha, mas não esperei que assumisse a sua, por exemplo. Não posso cobrar um pensamento evoluído de todos, porque nem todos têm e principalmente porque não quero me sentir culpado por essa questão.

Entendo que só posso mover coisas de minha responsabilidade. Se não está bom é por causa do que fiz ou deixei de fazer. Entendo isso e levo como filosofia de vida. Por isso prefiro ser alguém culpado ao extremo, mas não-condenado. Vale mais do que uma mente tranquila pela falta de autonomia de si e das coisas que a cercam. Pensando bem, essa culpa é uma delicia, me faz sentir potente: Tenho o poder sobre aquilo que sou responsável. Será minha culpa se as coisas não forem bem comigo. Sou tão independente!

Aposto que lera o início dessas palavras como mais um choro, lamentação ou clamor, mas não, amigo, é só uma explanação do maior bem que já me ocorreu: sentir-me evoluído a ponto de saber que só eu posso mudar minha vida. Mais do que isso, só eu posso me sentir culpado por mim mesmo.

Desejo toda culpa do mundo a você!

Marco de Souza
Enviado por Marco de Souza em 09/06/2017
Código do texto: T6023069
Classificação de conteúdo: seguro