Lucidez

A gente passa anos procurando o amor e quando encontramos temos a audácia de perguntar "É só isso?".

A gente passa anos lendo romances e assistindo filmes românticos, suspirando com os beijos dos apaixonados, mas quando encontramos conforto no colo de alguém a gente olha e diz "Certo, mas cadê a chuva de corações?"

A gente passa tempos admirando as juras de amor de Romeu e Julieta e esquecemos que uma hora as palavras acabam e as atitudes precisam entrar em cena. Então nós temos as palavras e dizemos "Ah, mas amar é atitude!", aí temos as atitudes e indagamos onde estão as doces palavras.

A gente passa anos procurando o amor e quando o encontramos temos a audácia de dizer "É só isso?"

Não tenho a pretensão de definir aquilo que nem os filósofos conseguiram, mas desconfio que na nossa falta de lucidez temos percebido pouco o que de fato é amar.

As promessas feitas na intimidade do quarto quando só há duas testemunhas, a mão que segura a outra enferma a queimar em febre, o presente em formato de doce para alegrar um dia triste, a companhia silenciosa quando tudo que precisamos é de companhia e de silêncio ao mesmo tempo, as risadas sem sentido, mas que faz todo sentido para duas pessoas e o cabelo bagunçado depois de um beijo nada combinado. "É só isso?".

Talvez quando o amor chegar, não haja música de fundo, nem chuva de corações, nem frio na barriga. Talvez sequer seja um super encontro. Talvez vocês briguem pelo último pacote de pão integral no supermercado e se conheçam, então. Talvez um amigo comum apresente outro amigo comum que se tornará uma pessoa nada comum para você. Talvez vocês sentem um ao lado do outro no ônibus e reclamem do preço da passagem e depois falem sobre o tempo e outras trivialidades. Talvez vocês tenham crescido juntos. Talvez vocês sejam amigos e ainda não descobriram que a vida dará um jeito de vocês se apaixonarem. Parece-me que o amor não surge de encontros extraordinários. Isso é para os filmes. O amor é para aqueles que não desdenham do simples e extraordinário é saber reconhecê-lo.

"É só isso?"

Bom, a gente pode descobrir que isso é mais do que suficiente.