Ídolos e Deus

hoje quero falar de ídolos. E quero ir além do que se pensa quando se escuta essa palavra, um astro do rock, um jogador de futebol, um grande lutador... Bem, quero aumentar o campo de visão, quero dizer que um ídolo pode significar qualquer coisa, sim, qualquer coisa. Desde algo objetivo e palpável a algo subjetivo e surreal.

Um ídolo na antiguidade era representado por figuras misticas representadas muita das vezes por imagens de pedra, amuletos, ou ainda o próprio sol, lua, estrelas. Ídolo significa objeto de adoração o qual inspira fé e devoção. A origem destes era desconhecida, pois segunda a mitologia explica, os ídolos eram figuras criadas no intuito de prove explicações sobre o que o homem desconhecia, e sendo assim os ídolos foram criados para satisfazer a necessidade que o homem tem de conhecer o desconhecido e, também, para ser um ponto de fé, pois o ser humano precisava acreditar em algo para não sentir-se perdido. No entanto, esses ídolos eram criados com características familiares as dos seres humanos, pois o homem quando os fazia, colocava um pouco dentro de cada um deles características humanas, como ódio, amor, fúria, etc. E também os utilizava para controlar o meio social em que viviam, pois quem ousaria desobedecer a um ídolo poderoso? ainda mas quando os que descumpriam suas leis eram punidos severamente, em sacrifícios, por exemplo. Dessa forma, os que acreditavam nas divindades eram obrigados a obedecer para que não sofressem de punições terríveis. Mas esta é a historia dos ídolos como a conhecemos no passado, e ate hoje existem, só que o termo ídolo na modernidade ganhou outros nomes, pessoas reais, desprovidas de poderes sobrenaturais, mas que para um ou outro, ou muitos, causam impactos poderosos. Hoje um ídolo pode ser um artista da musica, um ator, um cientista, um jogador, e também, o corpo, a esposa, um filho, um animal, etc., tudo aquilo que detenha o amor excessivo de alguém.

O corpo, como citado, tem sido um verdadeiro simbolo de adoração narcisista, ou seja, a pratica do auto idolatramento. Para a mídia somente aquele que esta em "forma", ganha destaque. A exaltação do corpo passou a ser a preocupação de muitos famosos e não famosos.

Uma esposa, esposo ou filho podem ser objetos de adoração, uma vez que passam a fazer parte da vida dos que os adoram de forma imperativa, ou seja, as vontades e necessidades do ser divinizado passa a ser soberana para aqueles que os amam de forma excessiva, fazendo com que estes, dispensem suas próprias necessidades e felicidade.

Um pequenino animal pode inspirar devoção ao dono, pois existem pessoas vazias e insociáveis que preferem a presença de um animal a um ser humano que fala e pensa. E como prova disso ficamos sabendo pelos canais de noticias que pessoas milionárias deixam verdadeiras fortunas aos seus animaizinhos, enquanto existem crianças passando fome em varias partes do mundo.

Ídolos hoje em dia podem ser qualquer coisa, e isso é perigoso! Porque endeusar coisas, objetos, pessoas, animais, etc. É um voo cego, destrutivo e irracional, pois a fé depositada em algo desmerecedor e até pecaminoso, traz infelicidade e destruição, pois como se pode esperar algo bom de coisas mudas, irracionais, pecaminosas, etc.? Essas coisas nunca trouxeram benefícios reais de felicidade e paz.

Mas existe um Deus ao contrario dos ídolos do passado e dos atuais que existi antes mesmo que o homem, Aquele que é mencionado diversas vezes na bíblia sagrada. Mas alguns podem estar pensando: mas a bíblia foi escrita por homens, e como tal, eles poderiam ter inventado, como aqueles outros do passado que criaram imagens para adoração, porém, a bíblia descreve um Deus que dita leis que vão além dos desejos terrenos, ou que beneficiem alguém de forma a dar o que este deseja e não do que realmente precisa; tudo o que Ele ordena, faz sentido, expõe as nossas verdades encobertas pelo ego, orgulho, maldade e interesses vãos. E aqueles que O Seguem, acreditando em suas palavras, provam de uma paz, felicidade e preenchimento que vão além de qualquer outra coisa que o ser humano já tenha provado. As palavras emanadas da bíblia não enganam, não distorcem, não induzem ao pecado, mas sim, tiram as escamas dos olhos daqueles que procuram conhecera Deus e depositar sua fé Nele.

Posso dizer que o ser humano é dotado da capacidade de discernimento dado por Esse Deus, quando da sua criação, mas muitos preferem cauterizar o senso critico e o entendimento em busca da verdade, deixando-se levar por rituais, crendices, tradição e principalmente religião, algo cujo nome incentiva o afastamento das pessoas em relação a Deus.

A verdade é conhecida quando se vê os frutos daquilo que se escolheu para seguir. Então, por mais que uma doutrina pareça arraigada tão profundamente em sua base espiritual e pareça ser a mais correta, deve-se ter atenção aos seus frutos, ou seja, analisar se isto esta lhe trazendo, paz, felicidade, verdade, mudança de vida para melhor, e o mais importante, a salvação!

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 22/04/2017
Reeditado em 25/10/2017
Código do texto: T5978469
Classificação de conteúdo: seguro