A ORIGINALIDADE DAS REALIZAÇÕES HUMANAS

As praticas diárias da virtude (levadas a cabo por pessoas íntegras), as ideias brilhantes (impulsionadas por indivíduos profundamente reflexivos) e também as manifestações mais belas e geniais de criatividade são fenômenos que podem ser encontrados quando nos deparamos com uma singularidade espontânea, original e autêntica. Não são, portanto, práticas que uma pessoa incute e exerce o seu poder sobre outra, no sentido de ser ensinado com rigor metódico. Pois é o indivíduo, na sua solidão, quem vai aos poucos se afirmando quando busca aprimorar e aperfeiçoar o que tem de mais valioso no seu ser. O máximo que pode acontecer é uma pessoa se inspirar nos exemplos de outrem para se aprimorar; mas nesse caso já existe nela uma necessidade autêntica de ser alguém com talento diferenciado das demais pessoas; um talento que descortina a originalidade de uma alma repleta de inspirações. Os artistas, os pensadores, os homens das ciências e os músicos, especialmente os mais providos de originalidade, são aqueles refazem novos caminhos a partir do que foi produzido; são também aqueles que reconhecem que sempre há algo a ser realizado e aprimorado, de modo que servem como referência para todos aqueles que almejam ser autênticos e verdadeiro no que fazem. Um ser humano só desenvolve suas potencialidades quando é livre para por em prática suas obras no espaço do mundo que o rodeia. É no horizonte das possibilidades que uma pessoa dedicada encontra uma via onde possa desvelar o seu valor e talento. Há momentos da vida em que uma pessoa precisa fazer algumas renuncias se quiser produzir algo de sólido, original e permanente. A consciência para a prática ética e as mais profundas inspirações que impulsionam obras de valores incomensuráveis nunca serão ensinadas com receitas pré-fabricadas e nem tampouco com manuais de conduta; na verdades, são elementos que germinam espontaneamente na consciência e na alma de um ser humano que não se contenta somente com o que sabe, mas que é, entrementes, capaz de se aventurar no desconhecido e nas experiências da vida para encontrar um lampejo de uma luz de resposta para a efetivação de suas condutas ou obras-primas.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 20/03/2017
Reeditado em 20/03/2017
Código do texto: T5946744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.