Os truques do cérebro

Penso no infindável poder que o próprio pensamento tem de modificar a perspectiva de um indivíduo. Cá estou eu, se me proponho a acreditar que o céu é azul, forçarei-me, de forma ou outra, a enxergá-lo azul. Faça um experimento. Todos os fatos da nossa vida ganham o significado que quisermos ceder. A relevância individual dos atos está, proporcionalmente, ligada à força do pensamento que a constitui. Um ser humano é capaz de deletar uma pessoa, materiais, momentos se, de fato, acreditar que é capaz.

Após ler alguns artigos de Neurociência e Psicologia, ainda, considerando-me leiga no assunto, apreendi que o cérebro, juntamente à mente, consegue trabalhar, de maneira eficiente, envolvendo todo um processo de crenças e valores constantes, para que o que se deseja seja alcançado, conforme a realidade que cada um cria. Existem dois tipos de pensamento: o rápido-intuitivo, o qual integra as emoções, os gostos, as afinidades e o lento-analítico, que é crítico e tende a estar, sempre, analisando os fatos cuidadosamente. Caso consigamos trabalhar este último, será possível alcançarmos níveis inimagináveis da mente e criarmos uma "realidade melhor", de forma particular, originando um bom coletivo. É importante destacar que somos donos de nossas próprias realidades e podemos modificá-las se estivermos dispostos a isso.

O homem não é livre de suas escolhas, já que o cérebro as decide, excluindo, totalmente, as suas opções pessoais em torno de 5/10 segundos previamente. Mas, isso não anula o fato de que, mesmo com todos os truques do cérebro, não possamos vencê-los. Para isto, é necessário que haja reflexões contínuas sobre ações tomadas com calma e constantes indagações e dúvidas sobre tudo que já vem "pronto" para nós.

Mariane Amaral
Enviado por Mariane Amaral em 18/03/2017
Reeditado em 21/05/2019
Código do texto: T5944444
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.