EM PROL DA VERDADEIRA JUSTIÇA

O dia internacional das mulheres, o dia da consciência negra, bem como as datas em que se comemoram uma conquista humana devem estar na consciência e na memória de uma nação todos os dias do ano, ainda que existam datas específicas que propiciem tais solenidades, o que não deixam de ser indispensáveis e importantes. Ora, tais dias devem, portanto, estar presentes na consciência dos seres humanos de maneira constante e perene. Afinal, toda a conquista humana precisa ser valorizada e pensada a todo o instante; e não apenas numa data específica a fim de que haja plena conscientização. Por outro lado, é necessário que não só valorizemos uma conquista social importante para determinadas pessoas, mas também que sejamos honestos com nossos semelhantes, independente de qual gênero, raça, religião ou partido político forem. Pois mais importante do que a defesa de uma minoria, é a defesa da justiça que deve urgentemente permear nas relações humanas. É imprescindível que esteja presente na consciência das pessoas a busca por uma justiça contra qualquer tipo de abuso, violência, extorsão, calúnia e desumanidade que estiverem infiltradas no seio da humanidade. Penso que o respeito pelo próximo dispensa sempre qualquer comentário que se faça em prol de uma ideologia para lá de suspeita, seja ela uma ideologia de gêneros, seja ela uma ideologia que defende um partido político. O respeito e o amor pelo próximo é sempre a melhor via para uma maior compreensão entre pessoas tão diferentes! Sem essas virtudes na vida das pessoas, sem essas virtudes como objetivo principal na vida dos seres humanos, dificilmente os mesmos terão condições de viverem em harmonia entre si. E ainda que haja minorias que tenham todas as razões para manifestarem seus rancores e indignações contra determinadas atitudes, nada justifica qualquer ato de violência e desumanidade que vá na contramão do que está estabelecido. As guerras que surgem entre gêneros, raças, partidos e religiões são apenas manifestações da estupidez humana; apenas mostram que os homens não sabem o que é respeito pelo seu semelhante. Partindo dessa premissa, penso que qualquer ato de violência deve ser reprovada pelos homens que visam a justiça para promover tolerância e melhores condições de vida. A luta, então, não é somente a favor de uma minoria que se diz injustiçada; mas em favor de todos aqueles que sofrem algum tipo de injustiça e exploração. De fato, aqueles que verdadeiramente tem sede de justiça não estão interessados apenas no fortalecimento de um grupo ideológico de pessoas; mas na promoção da justiça entre os homens. Pessoas que estão interessadas na redenção da humanidade como um todo são aquelas que sonham e almejam no fundo dos seus corações que exista um mundo melhor para o seres humanos viverem; um mundo onde haja paz, concórdia, amor e comunhão para as pessoas coexistirem harmonicamente.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 09/03/2017
Reeditado em 23/01/2018
Código do texto: T5935641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.