OS DESAFIOS CONTRA A ALIENAÇÃO

Viver na letargia da busca desenfreada por prazeres autodestrutivos (com a justificativa de preencher um vazio ou de vencer uma inquietação incessante) é sempre um atentado contra a própria vida, principalmente quando os homens deixam de ter responsabilidade pelas suas próprias existências apenas porque não são fortes o suficiente para amarem a si mesmos, fazendo de tudo para esquecerem os verdadeiros propósitos que possa orientá-los para um caminho de luz, em vez de um caminho de morte. Ora, quem não ama a própria vida, dificilmente consegue amar o seu semelhante; e muito menos está em condições de valorizar qualquer manifestação de simplicidade e de vida. Inevitavelmente, há inúmeras formas do homem promover a sua autodestruição e a destruição do que está ao seu redor, há pessoas que em nome de uma crença são capazes de cometerem as maiores atrocidades contra a vida, contra o seu próximo e contra Deus. Francamente, se uma crença não existir com a nobre finalidade de promover o amor, a paz e a redenção, certamente estará condenada ao fracasso e à ruína. E quanto menos é capaz de favorecer a plenitude espiritual do ser humano, menor é a chance de propiciar justiça, como também a esperança de bem-aventurança. Em nome de uma crença religiosa, de uma filosofia ou de uma ideologia, quantos massacres, genocídios, derramamentos de sangue e proselitismos doentios não tem sido demonstradas nos quatro cantos do mundo! Em nome da perfeição e de uma vaidade cega, quão insensatos não tem sido a vida daqueles que se perderam no desespero de uma existência desprovida de humanidade! Nada mais perigoso para o ser humano no dias de hoje do que se submeter as seduções promovidas pela mídia, pelas indústrias do entretenimento e pela publicidade com seus apelos, valores e persuasões. Infelizmente, a busca insana pelo ter, o culto ao Ego (que gera, por sua vez o egocentrismo), o interesse por futilidades, as práticas da violência contra quem pensa diferente e as mais variadas demonstrações de insensibilidade, são fenômenos que estão profundamente vinculados ao mundo pós-moderno. Com efeito, o maior desafio para os homens é viverem como pessoas livres, seja para pensarem suas questões existenciais de maneira autêntica, seja para viverem como pessoas lúcidas e responsáveis, seja para viverem com a consciência da importância de uma vida adornada pelo esplendor do amor, pela compaixão, pela serenidade e pela justiça.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 01/03/2017
Reeditado em 08/03/2017
Código do texto: T5927245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.