VIDA EM CONSTRUÇÃO

Crer é Confiar! Quando decidimos confiar em Deus, nos apegando à Fé, crendo tão somente no cuidado de Deus e nos permitindo viver a vontade DEle estamos dizendo simplesmente: confio em ti e sei que a sua vontade é melhor do que a minha. Neste momento, assumimos nossa condição de ser humano, limitados e repletos de falhas. Nossa vida é como um canteiro de obras e Deus é o mestre dessa obra.

Como em qualquer construção, tudo começa com o preparo do terreno. Terraplanagem e preparo das fundações. Na nossa vida com Deus, tudo se inicia com o conhecimento das escrituras, como bem disse Jesus "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32). Quando somos libertos por Sua palavra e alicerçados nos ensinamentos de Jesus Cristo, teremos uma base sólida para vencer as adversidades da vida e seremos como aquela casa resistente descrita em Mateus 7:25, resistindo e suportando as tempestades que enfrentamos diariamente.

Com a base preparada, começa-se a construir paredes, deixando portas e janelas para que seja habitada. Uma casa bem edificada possui suas paredes todas assentadas no prumo. Quando entendemos que as adversidades estão nos moldando para sermos melhores e para obtermos experiências e assim ajudar outras pessoas no futuro, estamos mais distantes das murmurações. Ao lugar de questionar os "por quês" de tantas coisas, passamos a perguntar a Deus "o que Ele quer nos ensinar com cada desafio". Podemos entender essas paredes, portas e janelas como sendo nossos corações, onde só entram e habitam coisas e pessoas que nós permitimos. Quem são suas companhias? O que você tem feito? Suas decisões e atitudes têm trazido edificação ou destruição para sua vida?

Somos repletos de erros, falhas e imperfeições. Somos como uma casa em constante reforma, onde as vezes é necessário retirar alguns entulhos: aquilo que te afasta da verdade e do que é certo. Outros momentos é necessário restaurar uma parede quebrada: curar cicatrizes emocionais. Trocar alguma parte do telhado para eliminar goteiras: pensamentos que tentam te desviar do foco e do caminho correto. Nossa vida está em construção e o objetivo é que nos tornemos cada dia melhores e com atitudes verdadeiramente cristãs, de amor a Deus e ao próximo. Amar o próximo é a base para se cumprir todos os demais mandamentos de Deus. Amar e perdoar são atitudes de vencedores. Lembre-se que Deus não está a procura de "casas bonitas" (aparência), mas sim a procura de "Casas aconchegantes" (essência, corações verdadeiros). A visita de Samuel à casa de Jessé é um forte exemplo disso, pois Samuel em obediência à voz de Deus foi até lá para ungir aquele que seria o rei de Israel. Chegando lá, Samuel é repreendido por ver tão somente a aparência: "O Senhor, contudo, disse a Samuel: 'Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração'." (1 Samuel 16-7)

Davi diz no Salmo 51:10: "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável." E este é meu maior desejo: estar no centro da vontade de Deus, o maior arquiteto e projetista do universo. Que Ele trabalhe em minha vida para que eu tenha um coração reto andando em firmeza e constância. Que minha casa, que é a minha própria vida, esteja sempre em construção, onde Deus trabalha diariamente moldando o meu caráter e meus passos, decorando minha casa (vida) com as Suas cores preferidas e com os itens que sejam de Seu agrado, para que assim Ele faça morada constante e dirija minha vida, meus sonhos e meus objetivos.

Um grande ato de humildade é reconhecer quando falhamos, pedir perdão, amar incondicionalmente. É reconhecer-se dependente de Deus, de Sua graça e misericórdia. A maior hipocrisia é erroneamente achar que irá mudar o mundo, mas não ter a iniciativa nem mesmo de mudar suas próprias atitudes. Que frutos suas atitudes e posicionamentos têm gerado?

Quem não gostaria de morar em uma casa sem erros de construção, sem falhas, sem defeitos, bem cuidada e zelada? O que você tem permitido que entre em sua casa? Está disposto a entregar sua casa a uma reforma (ser moldado, curado psicologicamente e emocionalmente)? Está disposto a tomar sua cruz e seguir a Cristo? Comprometer-se com a verdade da Cruz significa renunciar suas próprias vontades para viver a vontade de Deus e é por isso muitos não querem assumir tal compromisso. Para atingir um objetivo, uma meta, a caminhada é repleta de renúncias, assumindo riscos e reconhecendo os próprios erros quando cometidos (isso é humildade). Você está disposto a entregar-se a esse desafio? Ser como um canteiro de obras totalmente dirigido por Deus. Construção... Minha vida está em construção... E a sua vida, está em construção?

[escrito: 17-02-2017]

Altillierme Carlo
Enviado por Altillierme Carlo em 21/02/2017
Reeditado em 16/09/2019
Código do texto: T5919629
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.