Reflexão sobre a injustiça do mundo

Dizem que a mentira não se sustenta; mas, o governo Richa está se mantendo, o impeachment de Dilma e o governo Temer, além do que Álvaro Dias é senador e candidato a presidente, mais que provavelmente.

Dizem que o justo será recompensado; mas, só na hora da morte, às vezes de fome, às vezes sob tortura e por queima de arquivo.

Dizem que somos civilizados; mas,

Dizem que nossos indígenas e os povos antigos de África não eram civilizados, eram pecadores e promíscuos, e imundos; mas, porque andavam nus e cultivavam os valores da terra, porque não armavam palcos e teatros para serem líderes ou para se casar segundo a lei, porque acreditavam em Nhanderú, ou no sol e na lua e viviam a lei, e imitavam em dança a chuva, e eram batizados pela natureza, viviam em comunidade e sua vida era sua oração.

Dizem mas não vivem. Dizem, mas uns enganam e outros se deixam enganar. Dizem sempre com esse "mas".

O que devemos é dizer e ponto final. Fazer valer a justiça, o nosso voto na urna, os nossos direitos em comunidade, a nossa rebeldia, se for só com ela que possamos melhorar.

Pense o quanto disso tudo é dito apenas para nos fazer calar, nos conformar.

No mundo, a mentira se sustenta, a ignorância, a escravidão, a injustiça; MAS não sou eu que vou aguardar mudo a morte, como um servo da maldade, que por esperar como egoísta a recompensa futura concorde com a crueldade de alguns e com o sofrimento e a pena amarga minha e do meu irmão.