Apenas um sopro e muita soberba

Que ser animado é esse que ninguém pode contrariar?

Que ânimo é esse que basta uma simples dificuldade para logo desanimar?

Soberbos são os homens, hipócritas também!

Seu ânimo é apenas um sopro, ele próprio é, não um grão, mas apenas fagulhas, poeira de um grão de areia.

O homem se considera a oitava maravilha!

Quanta pretensão!

Nenhuma das espécies, além do homem destrói tanto, aliás, todas as outras espécies juntas, reunidas num único lugar, jamais, por mais que o tempo passe destruirá, extinguirá ou modificará seu habitat, tanto quanto o homem.

Eles são 'vândalos', 'marginais', 'cupins do mundo', água lavando a terra e assim a empobrecendo, ferrugem que impregna o ferro e o corroê.

Mesmo assim, e apesar de tudo isso, o homem se sente superior!

Olhem à sua volta, tudo está destruído!

O homem criou a roda!

Logo esta se transformou na roda da fortuna!

Tudo que o homem julga ser correto corrompe, degrada e aprisiona!

Tudo quanto seus olhos podem contemplar ele diz: "isso é meu!"

Tudo que suas mãos podem tocar ele transforma, suas criações foram concebidas em seu próprio benefício!

Quanto engano, grande ilusão!

Parece que tudo que o homem julgava benéfico para ele se rebelou, tudo o que o ajudava, hoje o escraviza, porém, o homem não pode mais voltar atras. Suas escolhas lhes colocaram numa encruzilhada, ele está acoado.

Cuidado!

Logo, uma bomba pode explodir!

O homem com seu ânimo, foi feito, tal como é constituído, através da sociedade em que nasceu, tudo que o homem conhece, veio através de seus pais e avós, depois por seus professores, depois, ele conheceu muito pelos seus empregadores, e finalmente, já maduro, o homem, cheio de 'conhecimento' se casa, e para ele, tudo vira pó, com isso ele se sente diminuído, ele lembra que é apenas um sopro animado, e sabe que, a qualquer momento, qualquer coisa, por menor que pareça, pode o desanimar.

Paulo Francisco dos Santos
Enviado por Paulo Francisco dos Santos em 16/01/2017
Código do texto: T5883896
Classificação de conteúdo: seguro